Segurança é debatida e novos veículos são entregues

Governo Municipal realizou debate em torno da segurança e entrega de novos veículos para saúde

Governo Municipal realiza debate em torno da segurança e entrega de novos veículos para saúde

A amplitude dos temas que afetam a segurança pública alerta para a necessidade de discussão com a sociedade, por isso o Governo Municipal promoveu um diálogo sobre esse assunto na manhã da segunda-feira, 28 de outubro.

A reunião teve por objetivo aproximar o tema da comunidade, através de transmissão ao vivo pela rádio Giruá, e oficializar o aceite do Governo às solicitações da Brigada Militar e da Polícia Civil. Na mesma ocasião, foi dado início também ao processo de constituição do Gabinete de Gestão Integrada e do Fundo Municipal Pró-Segurança Pública do município e foi formalizado o convênio com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Giruá. Além disso, foi realizada a entrega oficial de uma viatura para a Brigada Militar, além de uma van e de uma ambulância para a Secretaria de Saúde.

O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, contou com a presença de vereadores, autoridades e representantes de entidades como OAB, Corsan e instituições financeiras. Estiveram presentes também o Comandante da Brigada Militar, Tenente Edison Piotrowski, o Comandante Regional da Brigada Militar, Major Jacob Pinton, o Delegado de Polícia Rogério Junges, o Delegado Regional de Saúde Antonio de Paula e o Deputado Federal Elvino Bohn Gass.

As falas basearam-se na importância de haver dedicação para tratar do assunto segurança pública no município. O Vice-Prefeito Elton Mentges enfatizou que esse tema é importante pois abarca um conjunto de outros fatores e que todas as esferas da sociedade são, de certa forma, envolvidas por ele. Para ele, realizar essa rotina de diálogos é uma inovação porque através dela é possível chegar a novos entendimentos, prestar contas do que vem sendo feito e projetar soluções.

Para o Prefeito Municipal Fabiam Thomas, a segurança pública de Giruá pode ser comparada a de países de primeiro mundo e isso é constatado através de números e dados estatísticos. Mesmo assim, segundo ele, é necessário entender o município no contexto regional, encontrar solução para problemas pontuais e construir uma estratégia de melhoramento em médio prazo, que se dará com a criação do Gabinete de Gestão Integrada - que é um espaço de interlocução entre os Poderes Executivo e Legislativo, os órgãos de segurança pública, as entidades e a comunidade - e do Fundo Municipal.

Dando continuidade ao diálogo, os representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil expuseram seu contentamento com a iniciativa. O Delegado de Polícia, Rogério Junges, afirmou que eventos como esse vêm ao encontro da sua opinião sobre o tema: não se faz trabalhos na área da segurança pública apenas com atividade repressiva.

O Comandante Regional da Brigada Militar, Major Jacob Pinton, também disse considerar importante essa atividade. Em suas palavras: "em quase 23 anos de Brigada Militar, esse é um evento ímpar, pois estamos falando de políticas de prevenção. É extremamente gratificante quando a comunidade se reúne para refletir acerca dos problemas e pensar possíveis mudanças."

Além das mudanças que têm sido pensadas para a área da segurança pública, a saúde também tem recebido atenção especial por parte do Governo Municipal. Na mesma oportunidade em que assuntos de tamanho interesse público foram debatidos, houve a entrega de uma van e de uma ambulância novas, no valor de R$ 100.000,00 cada, para a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o Prefeito Fabiam Thomas, o objetivo é que até abril do próximo ano toda a frota de veículos seja renovada. É um projeto ousado, mas que visa cada vez mais a melhoria no atendimento a comunidade.