Giruá é contemplado com novos recursos do PAC 2

Para Giruá, em dados extraoficiais, a cota fixada inicialmente será de R$ 2 milhões para pavimentação e saneamento.

A última viagem do Prefeito Municipal Fabiam Thomas a Brasília rendeu grandes notícias para os giruaenses. Em ato realizado pessoalmente pela Presidenta Dilma Roussef, foram anunciados R$ 13,5 bilhões em investimentos para o país e Giruá está entre os 1.198 municípios contemplados com verbas para saneamento e pavimentação, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Mesmo com acirrada disputa entre os mais de 5000 municípios abaixo de 50 mil habitantes, o Governo Municipal garantiu lugar entre os mil contemplados. Para tanto, foi importante foi ter a aprovação técnica do projeto na instância local (Engenharia do Município), regional (Caixa - Passo Fundo) e nacional (Ministério das Cidades), credenciando assim Giruá para a disputa final.

Da região das Missões, composta por 27 municípios, outros quatro foram beneficiados: Sete de Setembro, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões e São Nicolau. Todos já estão com suas cotas garantidas, uma vez que o nome dos municípios foi publicado no Diário Oficial do dia 24 de outubro. Para Giruá, em dados extraoficiais, a cota fixada inicialmente será de R$ 2 milhões.

Em 10 dias, a equipe de projetos, com a contribuição das Secretarias Municipais, estará definindo quais trechos serão oficializados. Logo após, haverá a chamada para a definição dos escolhidos para pavimentação, que devem ser reapresentados para o controle técnico, além da assinatura dos contratos com o Governo Federal. A Portaria que selecionou os municípios prevê o prazo máximo de 90 dias para a finalização dessa etapa.

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas está extremamente contente com mais essa conquista pois ela é resultado de muita articulação política e de várias audiências realizadas em Brasília juntamente com o Vice-Prefeito Elton Mentges.

Outro fator que colaborou para a confirmação de mais esse investimento foi o refinamento dos projetos que se deu a partir da dedicação total de toda uma equipe de trabalho. Segundo o Prefeito, o projeto foi formatado para se adaptar a quaisquer critérios que fossem adotados pelo Ministério das Cidades. Em suas palavras: "envolvemos o acesso dos moradores de outros municípios a Giruá, agregamos a ideia de um anel viário asfaltado para todas as rotas de transporte escolar, defendemos a necessidade de garantir todas as rotas de chegada a Giruá com asfalto e, também, a universalização da pavimentação a todos os Bairros do Município em suas vias estratégicas e principais." Toda essa excelência nos projetos é de fundamental importância na hora de pleitear recursos com tamanha concorrência.

Em 2014, Giruá contará com obras executadas em toda as áreas, todas com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e acelerar o desenvolvimento municipal.