Autorizado o inicio do asfaltamento Giruá-Sen. Salgado Filho

Duas importantes obras de pavimentação foram anunciadas na presença de Secretários Estaduais, Deputados, representantes do DAER e de municípios

Às margens da RS-344, no município de Giruá, aconteceu o evento que oficializou a realização de obras de extrema importância para a região Noroeste do Rio Grande do Sul, reunindo a comunidade regional e registrando o dia 17 de outubro na história. O ato contou com o apoio de entidades, sindicatos, cooperativas, representantes da indústria e do comércio e também da comunidade que se fez presente em grande número.

Prefeitos, Vices, Secretários e Vereadores de toda a porção Noroeste e Missões do estado estavam presentes e para representá-los, em nome da força política da região, fizeram parte da mesa oficial os Prefeitos Municipais de Giruá, Fabiam Thomas, e de Senador Salgado Filho, Norton João Matter, e também a Prefeita Municipal de Porto Vera Cruz, Vanice Helena Andrade de Mattos.

Em nome do Governo Estadual, participaram o Secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, o Secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, o Secretário Adjunto de Planejamento Gestão e Participação Cidadã, Cajar Nardes e, ainda, o Diretor-Geral do DAER, Carlos Eduardo de Campos Vieira e o Superintendente Regional do DAER de Santa Rosa, Luiz Martinelli. O Deputado Federal, Elvino Bohn Gass e os Deputados Estaduais Aloísio Classmann e Jeferson Fernandes também fizeram parte do ato que contou, do mesmo modo, com a presença de representantes das empresas Conterra e Carpenedo.

Toda essa mobilização se deu em virtude dos anúncios ali realizados serem esperados há muitos anos pelos moradores das cidades agora beneficiadas. A assinatura de ordem de início das obras do acesso municipal de Senador Salgado Filho a Giruá era esperada há mais de 30 anos e corresponde a 18 quilômetros e 800 metros de pavimentação. Além desso, foi autorizada a retomada das obras do acesso municipal de Porto Vera Cruz, que abrange um trecho de 16 quilômetros. As duas obras totalizam um investimento de 23.600.000 reais e devem viabilizar uma grande melhoria na infraestrutura de mobilidade da região.

O Prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, juntamente com o Vice-Prefeito Elton Mentges, foi o anfitrião do ato que começa a materializar um sonho de 30 anos. Em sua fala, garantiu que o apoio comunitário e a união de todas as lideranças foi fundamental, pois cada conquista tem um histórico de empenho, de luta e de muito trabalho. O Prefeito ainda garantiu que mesmo com todos os entraves, sempre houve a esperança de que essa obra seria realizada, em suas palavras: "nunca deixamos de acreditar, mas hoje estamos emocionados vendo pessoas que lutaram conosco tanto tempo, que ouviram muitos relatos de descrença, e mesmo assim demonstraram confiança no trabalho que implementamos, vendo ele se concretizar e a obra ser definitivamente anunciada."

Senador Salgado Filho será um dos grandes beneficiados com esse trabalho de pavimentação, o Prefeito Municipal, Norton Matter, assegurou que o acesso asfáltico garantirá o direito de competir igualmente com os outros municípios. Para ele, esse ato marca um passo muito importante na retomada do desenvolvimento regional.

Já para a Prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice Helena Andrade de Mattos, esse é o coroamento de um trabalho conjunto e também uma louvável decisão política do Governo em realizar essas obras tão esperadas por toda a população. A prefeita ainda gradeceu pelo esforço que tem sido feito e avisou que o grupo continuará unido porque há municípios que ainda precisam da conclusão das suas obras.

Representando o Governador Tarso Genro e transmitindo sua mensagem de contentamento, o Secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, falou da honra de compartilhar esse momento que representa, segundo ele, não apenas o início de uma obra, mas a comemoração por poder alcançar um dos principais objetivos do Governo Estadual: melhorar a qualidade de vida da população.

Nesse sentido, o Secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, enfatizou que as obras não podem parar e que as ordens de início dadas pelo Diretor-Geral do DAER, Carlos Eduardo de Campos Vieira, têm início, meio e fim, além da garantia de realização. O Secretário ainda falou da importância da prestação de serviços desse tipo e que aperfeiçoamento da infraestrutura dos municípios são estratégias de desenvolvimento econômico e social para combater as desigualdades regionais.

Esse trabalho para o desenvolvimento regional que se dá em forma de obras deve ser iniciado em breve. Em relação a pavimentação da VRS-867, que liga Senador Salgado Filho a Giruá, Romeu Scheffer, proprietário da empresa Conterra, que é a responsável pela execução, assegurou que a previsão para o término dessa via é de aproximadamente 15 meses. Agora, a população dos dois municípios aguarda o começo dos trabalhos que representam a realização de um grande sonho para seus milhares de habitantes.