Sancionada a Lei que denomina a Praça Jardins de Lutero

O Governo Municipal realizou na noite de terça-feira, 22 de novembro, o ato oficial de sanção da Lei Municipal 6408/2016.

Sancionada a Lei que denomina a Praça Jardins de Lutero

O Governo Municipal realizou na noite de terça-feira, 22 de novembro, o ato oficial de sanção da Lei Municipal 6408/2016, juntamente com a Comunidade Evangélica São Mateus, Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Paróquia Evangélica em Giruá, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A Cerimônia foi realizada no Centro Evangélico da Paz, precedida de bela apresentação do Hino Municipal de Giruá por parte do Maestro e Professor Lírio Sonntag, compositor da obra, e de apresentação cultural por parte do Colégio Evangélico Rui Barbosa.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, o Presidente do Legislativo Municipal, Claudio Flavio Weschenfelder, o Pastor Eliseu Krumenauer da Comunidade Evangélica São Mateus, o Pastor Fábio Rucks da Paróquia Evangélica em Giruá, Roseli Rost, representando a Comunidade Evangélica São Mateus, José Augusto Severo, pela Paróquia Evangélica em Giruá e as Comunidades da Paz de Giruá, São João de Boca da Picada, São Lucas de Cândido Freire e São Marcos de Rincão Maciel, Secretários Municipais, a imprensa local e a comunidade em geral.

O Governo Municipal, no dia 04 de julho deste ano, entregou a comunidade giruaense um novo espaço público moderno e próprio para a convivência social, atividades físicas e recreação, localizado no bairro Leimann, atrás do Ginásio de Esportes Elias Saffi. Esta Praça, doravante denominada Jardins de Lutero deflagrou o processo de homenagens aos 500 anos da Reforma Luterana em Giruá, com a afixação de placa alusiva e mobilização das comunidades. Logo após a sanção da Lei, o Prefeito Municipal entregou duas vias do texto para os representantes das Comunidades, e placas alusivas ao ato oficial, contendo cópia literal da lei gravada no metal.

Os Pastores Fábio e Elizeu perfeitamente contextualizaram aos presentes a importância da obra de Lutero, sua trajetória, e também o rito de homenagens no Brasil e do Mundo em alusão aos 500 anos da Reforma Luterana. Manifestou-se na sequência o Presidente da Câmara, ex-Prefeito e Vereador Flávio Weschenfelder, que celebrou a importância da homenagem e destacou o apoio e o prestígio de todos os vereadores para que o evento se realizasse. Com relação a construção da Praça, referiu ao atual Prefeito um agradecimento, pois desde os anos 70, em seu mandato, juntamente com  construção do Ginásio Elias Saffi, já era projetada a construção de uma Praça no local.

Em sua fala, o Prefeito Fabiam Thomas reiterou o contentamento do Executivo Municipal em material sua homenagem à Reforma Luterana através da dedicação de um dos mais belos espaços públicos de convivência do Município: a recém-inaugurada Praça Jardins de Lutero. Fabiam ainda mencionou que desde 2012 este projeto passou a ser tratado de forma objetiva, com as alternativas para a busca de recursos, os projetos de engenharia, e a própria inserção das comunidades luteranas no contexto das homenagens. "A construção da Praça é um símbolo para Giruá; juntamente com outras obras importantes, comprova o potencial do Município em assegurar espaços de convivência, que melhoram a qualidade de vida para a população. Estamos felizes com o desfecho deste belo processo de homenagens a Lutero e as Comunidades locais, pois envolveu diálogo, aprendizado, respeito e união, exatamente como deve ser".