Giruá mais uma vez recebe reconhecimento no Prêmio Gestor Público

Giruá é um dos únicos municípios com projetos premiados desde o ano de 2009, vencendo em todas as modalidades previstas.

Giruá mais uma vez recebe reconhecimento no Prêmio Gestor Público

O Prêmio Gestor Público de 2016 (PGP), reuniu centenas de pessoas para a solenidade de premiação na noite de terça-feira, 08 de novembro. O ato ocorreu no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa e contemplou pela oitava vez programas desenvolvidos no município de Giruá. O prêmio é uma iniciativa promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec).

Contando a edição atual, com o tema “Emprego e Renda: Caminhos para desenvolvimento econômico-social e cidadania”, já foram premiados no decorrer dos 15 anos do Prêmio, 839 projetos que passaram também a fazer parte do Banco de Projetos do Prêmio Gestor Público. Para o auditor-fiscal Paulo Kronbauer, “O Banco de Projetos é uma excelente ferramenta que está à disposição de todos os gestores públicos para que possam se inspirar no que já deu certo e desenvolver, cada vez mais, projetos que beneficiem suas cidades”. O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul.

Durante a solenidade de premiação o município recebeu certificado de reconhecimento público pelos projetos, “Semeando Educação Fiscal”, nas áreas de finanças e educação e “A Informação Protege – Sexualidade na Adolescência” na área de assistência social. O primeiro é desenvolvido em escolas locais das três redes de ensino, municipal, estadual e particular, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos. O projeto tem por finalidade o incentivo na comunidade do exercício contínuo da cidadania e educação fiscal. Apenas nesse ano, foram cerca de 190 mil reais de imposto que permaneceram no município em virtude do cadastramento dos giruaenses no Nota Fiscal Gaúcha, grande parte incentivados pelos projetos dos alunos participantes do Semeando Educação Fiscal.

O segundo projeto premiado, “A Informação Protege – Sexualidade na Adolescência” é realizado nos núcleos escolares, com profissionais de saúde, educação e assistência social,tem como objetivo oportunizar um espaço de discussão e orientação referente ao desenvolvimento da sexualidade na adolescência, através de um trabalho de prevenção, orientação e acompanhamento, dando-lhes suporte para um desenvolvimento saudável dentre suas funções psíquicas, orgânicas e sociais.

Para o prefeito, Fabiam Thomas, Foi muito honroso participar de mais uma etapa do Prêmio Gestor Público, e gratificante poder voltar ao nosso município com duas importantes premiações. Na verdade, desde 2009 o PGP premia os projetos de Giruá, e estas distinções são a tradução dos esforços por parte dos servidores públicos municipais para melhorar a vida dos giruaenses. Existem limitações na gestão, sobretudo financeiras, mas em nenhum momento faltou esforço, força de vontade e trabalho para atender as demandas de nossa gente. Pelo encerramento do mandato, nos despedimos deste certamente manifestando nosso orgulho com a capacidade de trabalho dos servidores municipais, e nossa gratidão aos demais Prefeitos e Prefeitas pela apresentação de seus projetos, pois o Prêmio permite que grandes ideias sejam compartilhadas, conhecimento e experiências sejam divididos, tudo para que cada Prefeitura possa encaminhar a resolução de seus problemas a partir da informação, da pesquisa, e da elaboração de bons projetos. Durante estes anos, Giruá aprendeu e Giruá ensinou, e isso torna excepcional a oportunidade de participar do Prêmio Gestor Público. É claro que as conquistas nos alegram muito, mas a oportunidade em aprender com os demais é maior do que tudo.

Giruá é um dos únicos municípios com projetos premiados desde o ano de 2009, vencendo em todas as modalidades previstas: troféu especial, reconhecimento e menção honrosa. A certificação estadual motiva as equipes de trabalho e além do reconhecimento público, gera novas oportunidades para o município, proporcionando o intercâmbio de ideias entre todos os programas apresentados a cada edição.