AMM pede para Governo Estadual priorizar infraestrutura

Medidas urgentes para sanar os problemas de acessos asfálticos e recuperação das estradas, estão entre as ações prioritárias da AMM e da AMGSR

AMM reforça pedido para que governo estadual priorize infraestrutura da região

A Secretaria do Gabinete dos Prefeitos, do governo estadual, vai dar encaminhamento a todas as demandas recebidas das Associações de Municípios e fará todo o esforço possível para atender às solicitações. A garantia foi dada pelo secretário Jorge Branco aos prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Grande Santa Rosa (AMGSR), na tarde desta terça-feira, 04 de fevereiro, durante encontro que aconteceu no auditório do hotel Colinas, em Giruá. A reunião teve como finalidade a discussão de alternativas para o desenvolvimento regional. Representando o presidente da AMM, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, que também é vice-presidente da Associação, entregou uma pauta de reivindicações missioneiras, em nome dos 26 prefeitos que congregam a entidade. O prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, anfitrião do evento, fez questão de reiterar o apoio aos pleitos das Associações, assim como o presidente da Famurs, Valdir Andres, prefeito de Santo Ângelo.

Entre as solicitações da Associação dos Municípios das Missões, apresentadas ao secretário Jorge Branco, estão a criação de um programa de eletrificação rural para melhor distribuição de energia elétrica de forma a alavancar o fortalecimento das agroindústrias e facilitar a irrigação das lavouras; o aumento do repasse ao transporte escolar por parte do Estado aos municípios; melhorias na telefonia móvel na área rural; apoio do governo estadual para a inclusão do traçado missioneiro nos estudos da ferrovia Norte-Sul, e aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O vice-presidente da AMM, Junaro Rambo Figueiredo, fez um apelo para que o governo do Estado realmente ajude as regiões das Missões (26 municípios) e da Grande Santa Rosa (20 municípios), especialmente no grave problema de infraestrutura logística. "O grande gargalo da nossa região são as estradas e rodovias, por isso, precisamos de atenção especial para garantir mais segurança para a população e permitir o crescimento econômico dos municípios missioneiros", enfatizou o prefeito de São Luiz Gonzaga. Participaram do encontro em Giruá, prefeitos, vices, secretários municipais, imprensa, entre outros. O presidente da Famurs, Valdir Andres, também fez questão de lembrar a importância da presença de todas as lideranças municipais na assembléia de verão da Famurs, que acontecerá dias 6 e 7 de fevereiro, em Tramandaí, por ser um grande momento para os prefeitos mostrarem força e união no atendimento das demandas apresentadas ao governo estadual.

Fonte: AMM.