10ª FESTA DO BUTIÁ, Sabor e arte de nossa terra integrando cultura

10ª FESTA DO BUTIÁ,

Sabor e arte de nossa terra integrando cultura

10 a 13 de MARÇO / 2016

A Festa do Butiá chega na sua 10ª edição, integrando mais de 100 expositores, organizados em espaços individuais onde estarão comercializado o artesanato especifico do butiazeiro, bem como a culinária à base do butiá com sabor e aroma ímpar da fruta. Além dos expositores giruaenses, teremos também a exemplo do ano passado, expositores convidados dos municípios gaúchos de Santa Vitória do Palmar, Pelotas(Quinta Martins) e Passo Fundo( Encontro de Sabores e Cetap), que também trabalham com o tema butiá e butiazeiro, expositores Argentinos representando o Parque Nacional El Palmar, de Ubajay/Entre Rios e a parceria da Embraba Clima Temperado.

Atualmente as festividades acontecem no Parque Municipal de Exposições Olmiro Callai e recebem milhares de pessoas, entre giruaenses, comunidade regional e turistas. Contando com produtos de muita qualidade, os visitantes poderão adquirir o melhor do artesanato e culinária à base do butiá comercializados nos estandes.

O público poderá também conferir apresentações de dança em diversos estilos e performances variadas, mateada, brinquedos infláveis, escolha da Coleção Giruaense de Artesanato/2016, Concurso Gastronômico Balaio de Sabores com premiações nas categorias: Doces e Sobremesas, Bebidas, Salgados e Agridoce, palestras e oficinas entre outras atividades culturais gratuitas.

Esse ano mais uma vez a Embrapa Clima Temperado estará dando total apoio a Festa, resultado de um Acordo de Cooperação firmado ano passado com a Prefeitura de Giruá. Além de ter um balcão de atendimento ao público com profissionais nas mais diversas áreas de pesquisa, também ministrarão três oficinas com palestras de diferentes temas, "Criação e manejo sustentável de abelhas nos butiazais: apicultura e meliponicultura", documentário "Amamos Butiá" e a Oficina ''Produção de mudas de butiá''.

Também em parceria com a Embrapa haverá o lançamento oficial da Rota dos Butiazais. O referido projeto, apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente, objetiva constituir uma Rede de municípios, entidades governamentais e não governamentais, agricultores, artesãos e empreendedores, dentre outros, focalizada na conservação e uso sustentável dos butiazais e na integração deste processo de sociobiodiversidade a séricos como a gastronomia, artesanato, cultura e turismo, desenvolvendo assim a economia regional. A Rota terá a participação de municípios do Rio Grande do Sul, que trabalham com o butiá ou butiazeiro, e também da  Argentina e do Uruguai.

Os eventos culturais mais uma vez estarão em evidência através da ênfase para os Shows étnicos, dentre eles o “Grupo Folklórico FÊNIX” que fará apresentações de três quadros: “MISSÕES – A Saga Jesuítico Guarany “( folclóre missioneiro ); “Bailarin de los Montes” ( Folclore Argentino) e “INKA - Hijos del Sol”(Folclore Peruano ); o grupo da República do Paraguai, vem o “Elenco Artístico TETÃGUA KYRE'Y” que fará três apresentações com Danças Tradicionais, além de interpretações vocais e instrumentais com harpa e guitarra. “O Grupo de Danças GIOVANOTTI “ apresentarão folclore Italiano. E “ Grupo Austríaco de Dança Juvenil “LUSTIGE TIROLER” traz um amplo repertório de danças folclóricas com seus trajes e habilidades uma das mais antigas formas de danças européias.

Também o CTG QUERÊNCIA CRIOULA estará representando nosso município através de apresentações artísticas música, poesia e dança da Invernada Adulta numa deliciosa mateada no domingo, dia 13, às 10h.

“A CIA Circense BURZUM” apresenta o espetáculo “Kayka” no domingo à tarde, às 15h, para alegria das crianças. ( domingo) às 15h. O espetáculo que apresenta os seres existentes dentro de um vulcão, apresentarão através das técnicas circenses todas as aventuras de seu mundo fantástico e, ao final retornam, da realidade para a fantasia do interior do vulcão, deixando ao público o sonho e a magia das técnicas circenses.

De acordo com os organizadores desta edição da Festa, coordenados pelo Prefeito Fabiam Thomas e pela Secretária Fátima Ehlert, a cada ano a festa cresce naturalmente, pois ao ser resgatada em 2011 na sua 5ª Edição foi lançada uma semente que tinha como principal objetivo valorizar o que aqui era produzido a base do butiá e butiazeiro e proporcionar a comunidade saber e conhecer o que as mãos habilidosas criam no artesanato e na gastronomia, bem como vivenciar dias de muita cultura e congraçamento comunitário. Todos os giruaenses estão convidados a prestigiar a 10ª Festa do Butiá, de 10 a 13 de março no Parque de Exposições Olmiro Callai.