CORPO DE BOMBEIROS RETOMA ATIVIDADES EM GIRUÁ E PREFEITURA OFERECE CONTRIBU

O Poder Executivo municipal formalizou a proposta de contribuir, financeiramente, para o equilíbrio do déficit do Estado


CORPO DE BOMBEIROS RETOMA ATIVIDADES EM GIRUÁ E PREFEITURA OFERECE CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA AO ESTADO 
 
O trabalho articulado entre autoridades e lideranças, em prol da manutenção integral dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros em Giruá, já revela resultados positivos. Na manhã de hoje, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas cumpriu audiências em Porto Alegre, junto a Assembléia Legislativa e na Secretaria de Segurança Pública do Estado, respectivamente, com o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais do Legislativo gaúcho, e com o Secretário Estadual Wantuir Jacini.
 
Na Assembléia, Fabiam agradeceu ao Deputado Loureiro pelo engajamento na causa e pela insistência no agendamento das audiências com o centro do Governo do Estado, no intuito de restabelecer os serviços do Corpo de Bombeiros em Giruá. Da mesma forma, houve o registro de gratidão pela priorização a esta demanda, tendo em vista se tratar de agenda emergencial e associada a segurança comunitária local, de Senador Salgado Filho e de Ubiretama, municípios atrelados ao atendimentos da corporação giruaense. 
 
Junto a Secretaria Estadual, o atendimento foi prestado pelo Secretário Wantuir Jacini, pelo Comandante do Estado Maior dos Bombeiros, Tenente Coronel Evaldo, pelo Tenente Coronel Jair Ely, pelo Delegado de Polícia Jorge Luiz Soares e pela Delegada de Polícia assessora do Gabinete. Representando o Legislativo Municipal, esteve presente o vice-presidente da Câmara, vereador José Paulo Taborda. A agenda foi integrada pelo Deputado Estadual Eduardo Loureiro. 
 
O requerimento foi de manifestação objetiva do Estado quanto a regularização da situação dos Corpo de Bombeiros local, que está ameaçada pelo corte de horas promovido pelo Governo do Estado, aliado a falta de efetivo capaz de suprir a demanda local, regional e estadual. A defesa de uma posição definitiva do Estado foi cobrada pelas autoridades locais e pelo Deputado Loureiro, e todos tomaram ciência do comando expresso do Secretário Estadual em resolver a situação o mais rápido possível, considerando o desejo do município em auxiliar de forma concreta o problema da falta de recursos. 
 
O Poder Executivo municipal formalizou a proposta de contribuir, financeiramente, para o equilíbrio do déficit do Estado. De forma oficial, o Prefeito Municipal externou a decisão e a mesma foi aceita pelo Estado, e os trâmites seguintes, como a proposta do convênio, valores e formas de pagamento, serão tratadas em até 3 dias, em reunião de sequencia que deverá ocorrer na própria Secretaria de Segurança. 
 
Há duas semanas, foi formado um grupo local de reação a decisão do Governo do Estado em limitar as atividades do corpo de bombeiros em Giruá. Participaram do primeiro encontro, além do Prefeito Fabiam Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges, a Promotora de Justiça, Dra. Marina Lameira, o Vereador José Paulo Taborda, e o Tenente Oneide Weissheimer. Desde o primeiro momento, o grupo foi cientificado do problema e consensuou a busca por apoio institucional e o contato com autoridades, no sentido de reverter a decisão levada a efeito na segunda quinzena de fevereiro. 
 
Uma segunda reunião foi realizada, também no Gabinete do Prefeito Municipal, desta feita contando com a participação do Presidente da ACIGI, Régis Kegler, do Major Chagas, e do Tenente Coronel Chaves, comandante regional dos bombeiros. Na ocasião, o vereador Flávio Weschenfelder representou o Poder Legislativo. As autoridades e lideranças presentes manifestaram o contentamento com a decisão comunicada pelo Comandante Chaves, no sentido de retomar, a pleno, as atividades dos bombeiros em Giruá a partir do dia 1º de março, até mesmo em reconhecimento a mobilização e ao desejo local em contribuir efetivamente para a solução do problema que envolve todo o Estado. Mas Chaves alertou que nova suspensão poderá ocorrer caso não haja uma sinalização positiva por parte da Fazenda Estadual assegurando mais verbas para a segurança, e, em especial, para o pagamento de horas extras ao efetivo. 
 

As reuniões de trabalho com o grupo continuarão sendo realizadas, bem como o monitoramento ao presente caso, até que seja encaminhada, pelo estado, uma proposta objetiva de resolução.