AUTORIDADES MANIFESTAM CONTRARIEDADE CONTRA DECISÃO QUE LIMITOU ATIVIDADES

AUTORIDADES MANIFESTAM CONTRARIEDADE CONTRA DECISÃO QUE LIMITOU ATIVIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS EM GIRUÁ

O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, convidou os representantes do Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, ACIGI e Corpo de Bombeiros, para reunião de trabalho relativamente a decisão do Estado do Rio Grande do Sul em determinar a limitação das atividades do Corpo de Bombeiros em Giruá, a qual foi oficializada ao Poder Executivo durante a semana. O encontro foi realizado na sexta-feira, 19 de fevereiro, na Prefeitura Municipal, tendo comparecido, além do Prefeito Fabiam, o Vice-Prefeito Elton Mentges, a Promotora de Justiça, Drª Marina da Silva Lameira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ver. José Paulo Taborda, e o Tenente Oneide Weissheimer. A Juíza de Direito, Drªa Camila Escanuela, justificou a ausência em razão de compromissos funcionais.

As autoridades presentes manifestaram contrariedade a decisão de manter em Giruá somente os serviços de prevenção a incêndio e outras tarefas de cunho administrativo, a qual foi transmitida pelo Comandante Regional ao comando local. Todos reconheceram os esforços das autoridades, lideranças e da comunidade de Giruá, no passado e no presente, no sentido de garantir ao Corpo de Bombeiros as instalações, equipamentos, e viaturas para o pleno desenvolvimento das atividades de combate a incêndios e sinistros. E o principal: a necessidade em manter, na plenitude, sem diminuição ou limitação de atividades, a atuação do Corpo de Bombeiros no município.

Da mesma forma, decidiram pela concordância as iniciativas manifestadas e já deflagradas pelo Poder Executivo, como o agendamento de audiências com o centro do Governo do Estado e com o Secretário Estadual de Segurança Pública, e a apresentação de proposta objetiva para a imediata retomada das atividades. Com isso, as lideranças trabalham em uma agenda conjunta na busca da reversão da decisão que prejudica a segurança em Giruá.

O Prefeito Fabiam explica que o Executivo cogita até mesmo aportar recursos financeiros para solucionar o problema, e esta proposta será oficializada ao Governador José Ivo Sartori, já que o motivo para a suspensão das atividades é de ordem orçamentária. " O Estado alega não possuir recursos para custear as horas-extras aos bombeiros, e não queremos, por ora, contestar este fato, justamente porque o debate não terá a condição de derrubar a decisão já tomada. Queremos manifestar nossa contrariedade e apresentar uma proposta concreta, repassando ao Estado o dinheiro que falta para que o Corpo de Bombeiros possa funcionar com todas as suas condições, atendendo a todas as ocorrências, como vinha acontecendo até então. Queremos registrar nossa profunda gratidão ao Ministério Público e a Câmara de Vereadores, pela concordância em realizar um trabalho conjunto e articulado com o objetivo de reverter a decisão tomada pelo Estado. Iremos contatar novamente com o Poder Judiciário e com a ACIGI neste mesmo sentido, e em breve a comissão será recebida pelo Governo Estadual para a apresentação da proposta de solução a esta situação adversa e prejudicial a Giruá", registrou o Prefeito Municipal, o qual irá buscar apoio, nesta semana, junto aos municípios de Senador Salgado Filho e Ubiretama.