Festa do Butiá - Internacional e Canto de Amor à Giruá: contagem regressiva

Festa do Butiá - Internacional e Canto de Amor à Giruá: contagem regressiva

A vinte dias do início, estão sendo ultimadas as providências finais para dois grandes eventos de resgate da cultura local, promovidos pelo Governo Municipal: a 10° Festa do Butiá e o 2° Canto de Amor a Giruá.

Na primeira semana de março, os trabalhos serão concentrados na preparação do Parque de Exposições para os eventos. A Festa do Butiá - Internacional será realizada de 10 a 13 de março na Praça de Alimentação e em um dos pavilhões, desde a manhã até o início da noite. E o Canto de Amor a Giruá, realizado também em um dos pavilhões do Parque Olmiro Callai, de 10 a 12 de março, terá início sempre a partir das 20h.

A Festa do Butiá será realizada pelo segundo ano consecutivo em caráter internacional. Expositores e artistas da Argentina, Uruguai e Paraguai estarão compartilhando cultura, vivências e experiências com a comunidade local e com expositores de municípios como Passo Fundo e Santa Vitória do Palmar. O evento tem por características a gratuidade, pela ausência na cobrança de ingressos ao público e de taxas pela utilização dos estandes, a apresentação de grupos folclóricos nacionais e internacionais, e a obrigatoriedade, aos artesãos e culinaristas, em apresentar produtos a base do butiá, produzidos a partir de práticas sustentáveis.

A EMBRAPA terá marcante participação, mais uma vez. Oficinas temáticas serão desenvolvidas, voltadas principalmente aos artesãos, agricultores, apicultores e estudantes, abordando temas como o “Calendário da Flora Apícola associada aos Butiazais”, plantio e transplante de butiazeiros, e análise técnica da biodiversidade através da produção audiovisual "Amamos Butiá".

O número de artesãos e culinaristas já superou em 25% a edição de 2015, e além das novas coleções e produtos já consagrados pelo público, umas das novidades será o lançamento da marca giruaense APOENA, que ira trabalhar a partir da palha do butiazeiro.

A programação oficial será apresentada em meio ao ato de abertura do ano escolar, no próximo dia 22/02, às 8h30min, no Clube Aliança.

Um Festival que reúne músicos, intérpretes e compositores de renome para contar e reviver a história de nosso município, e que na primeira edição consagrou artistas, revelou talentos e ampliou o acervo de poesias e músicas sobre a nossa terra. Esse é o Canto de Amor a Giruá, que na segunda edição será realizado em local mais amplo para melhor acomodar os apreciadores da boa música e da história local.

As inscrições para o 2º Canto estão abertas até o dia 26 de fevereiro, através do site e link abaixo especificados, sendo que até o momento já temos a confirmações de grandes nomes da cultura local, regional, gaúcha e brasileira.

Neste ano, será gravado o CD e o DVD oficial do evento, registros históricos que estarão a disposição da comunidade no Museu Municipal.

Nesta edição, a Festa do Butiá é coordenada pela Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert.

Site para a inscrição no 2º Canto de Amor à Giruá:

Link: