Governo Municipal lança Programa Habitacional

Programa Meu Lar beneficiará 200 famílias giruaenses com unidades habitacionais

Governo Municipal de Giruá lança Programa Habitacional

Trabalhando em sua nova estratégia de habitação urbana e rural para Giruá, o Governo Municipal, através da Secretaria de Promoção Humana, lançou nessa semana o Programa Habitacional Meu Lar, realizado em parceria com a Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos - CREHNOR.
O Programa surge com o objetivo de oportunizar a aquisição da casa própria para as famílias giruaenses, principalmente para aquelas em situação de vulnerabilidade social, diminuindo o déficit habitacional do município. Serão 200 casas a serem distribuídas, através do Programa "Minha Casa Minha Vida" do Governo Federal, em modalidades urbana e rural.
A modalidade "Habitação Urbana" é subdividida em duas categorias: para quem possui terreno e para quem não possui terreno. Na primeira, serão ofertadas 50 unidades habitacionais para pessoas que possuam terreno com a documentação legalmente correta e em nome do interessado. Já na segunda categoria, os terrenos serão doados pelo Governo Municipal para a construção de 100 novas unidades habitacionais destinadas, principalmente, para aquelas pessoas em vulnerabilidade social, que morem em áreas de risco ou de preservação permanente.
Na modalidade "Habitação Rural" serão ofertadas 50 unidades habitacionais para famílias com renda bruta anual de até 15 mil reais e que possuam documentação correta da área em que pretendem construir.
Uma pesquisa relacionada a assistência social realizada no município pela equipe técnica da Casa da Família impulsionou a concretização dessa parceria que vinha sendo trabalhada há um ano. "A partir de um mapeamento realizado até o momento em 70% dos bairros giruaenses pela Casa da Família, foi detectado que 74% das demandas das famílias carentes do município está relacionada com habitação. Diante desses dados, ficou clara a necessidade de buscarmos mais investimentos nessa área.", explica a Primeira Dama e Secretária de Promoção Humana, Carolina Konzen Thomas.
O edital publicado no dia 21 de janeiro contém uma série de critérios que deverão ser observados pelos interessados. Dentre eles, obrigatoriamente, os candidatos deverão comprovar: não terem sido beneficiados com habitação de interesse social; estarem cadastrados no CAD único; possuírem renda mensal de, no máximo, 1.600 reais; não possuírem outro imóvel no nome; possuírem a documentação do terreno nos casos específicos e a capacidade de cumprir com as contrapartidas de cada modalidade.
Além desses critérios que são definidos a nível nacional, foram estabelecidos alguns critérios de seleção municipal, assim, serão selecionadas prioritariamente: famílias de que façam parte pessoas com deficiência; famílias numerosas e com mulheres responsáveis pela unidade familiar; jovens casais e famílias atendidas pelo Programa Giruá Sem Miséria.
As inscrições para o Programa Meu Lar podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre os dias 23 de janeiro e 14 de fevereiro, na Casa da Família, das 8 às 12 horas.