Giruá intensifica ações do Outubro Rosa

Durante a semana várias atividades de conscientização foram realizadas

Giruá intensifica ações do Outubro Rosa

Na quarta-feira (21) o tema “Combate ao Câncer” foi abordado pelo Dr. Cláudio Konrat, em uma palestra destinada à comunidade e aos servidores da prefeitura municipal. Durante o encontro que ocorreu no auditório Regina Giovelli, ele apresentou o conceito de “câncer” enfatizando a importância de um diagnóstico precoce para uma maior chance de cura da doença. Em sua fala destacou a importância das mulheres realizarem os exames preventivos e retornarem ao médico para mostrarem os resultados. Na mesma tarde, ocorreu ainda a Missa da Saúde na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

No último dia 17 ocorreu o terceiro dia de atendimentos para as mulheres giruaenses na ESF 04 do Interior, dando sequência as ações preventivas que estão sendo realizadas nos sábados durante o mês de outubro. No decorrer deste mês ainda serão realizados mais dois sábados de atendimentos, para encaminhamentos de exames de saúde as mulheres. Os atendimentos acontecem no dia 24 na ESF 02 no bairro Santo Antônio e no dia 31 na ESF 03 no bairro Herberto Schneider.

Outra atividade que vem sendo realizada durante o mês de outubro pela Secretaria Municipal de Promoção Humana em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Giruá são palestras  aos moradores do interior do município. De acordo com a Secretária de Promoção Humana, Simone Kogler, a iniciativa está apresentando resultados positivos, pois até o momento já foram agendados mais de 50 exames de mamografias. “Estamos indo até as localidades do interior do município com a fisioterapeuta e a enfermeira da secretaria, tudo em parceria com as voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que realiza falas para as mulheres sobre os diversos pontos discutidos durante o Outubro Rosa. Nos reunimos com as mulheres que fazem parte do projeto “Clube de Super Mães”, dando uma atenção especial as mulheres interioranas”. Ela destacou ainda que a participação das mulheres nos encontros está sendo muito ativa.

Na próxima terça-feira (27) as atividades continuam. O tema “Saúde da Mulher: prevenção” será abordado na Roda de Conversa na Casa do professor. O encontro é destinado às professoras giruanses e terá inicio às 19 horas.