Giruá realizou Oficina sobre Educação Fiscal

Giruá realizou Oficina sobre Educação Fiscal

A Secretaria Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Giruá, promoveram na última quarta-feira(14) uma oficina sobre Educação Fiscal, realizada através de uma parceira com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ). O evento ocorreu no Auditório Municipal Regina Giovelli e contou com a presença do Prefeito Municipal, Angelo Fabiam Duarte Thomas, Secretários Municipais, professores, servidores públicos e entidades do município.

A palestra ministrada pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual de Santo Ângelo, Cleto Vanderlei Macht Brutes, foi muito produtiva, tendo em vista que os participantes puderam aproveitar ao máximo todos os assuntos abordados. Um dos temas que ganhou destaque foi a importância da função socioeconômica dos tributos, já que é através deles que se mantém a estrutura administrativa da prefeitura, investimentos em obras, infra-estrutura e pavimentações do município. Além desses, os serviços prestados na área da saúde, educação, assistência social, dentre outros, também são custeados pelos tributos.

Em sua fala, o Secretário de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Prestes, ressaltou que a oficina teve como principal objetivo incentivar os participantes a disseminarem o tema Educação Fiscal com os seus alunos, colegas, colaboradores e população em geral, visando desenvolver a cidadania e a participação comunitária.

A palestra faz parte de um conjunto de ações do "Plano Estratégico de Reação a crise", e a Educação Fiscal (oficinas, entrega de materiais explicativos e divulgação na mídia)  objetiva formar uma nova cultura,dando ciência a comunidade sobre tudo o que envolve a tributação, as finalidades, e para onde vai o dinheiro pago. "O simples ato de exigir a nota fiscal pode gerar mais condições de desenvolvimento das comunidades",afirmou o Prefeito Fabiam.Destacou ainda que ações como esta visam combater a sonegação e evitar a evasão de divisas. Ele relatou também que durante o ano letivo esta abordagem estará incluída nas aulas das Escolas Municipais de Giruá, e serão trabalhadas com o apoio de materiais didáticos fornecido pelo Programa.

Durante a palestra foram abordados outros assuntos como a sonegação fiscal, pirataria, transparência na gestão pública, origem e aplicação dos recursos públicos, além de esclarecimentos sobre o funcionamento da Nota Fiscal Gaúcha. "Quando iniciamos a trabalhar o "CPF na nota - Em Giruá você ganha mais", cerca de 300 giruaenses estavam envolvidos com a plataforma do Nota Fiscal Gaúcha. Hoje já são mais de 3.000 participantes, e isso contribui significativamente com o incremento de receitas. O percentual giruaense é superior ao percentual estadual, mas a meta é chegar a 5.000 pessoas até abril de 2016", conclui o prefeito.