Entidades de Giruá unem forças para enfrentar o Câncer de Mama

Entidades de Giruá unem forças para

enfrentar o Câncer de Mama

Este ano o Governo Municipal de Giruá através da articulação entre o Gabinete da 1ª Dama, Secretarias de Educação, Saúde, Promoção Humana e Administração estará desenvolvendo diversas atividades em prol do Outubro Rosa. A programação será realizada em parceria com entidades como a Liga de Combate ao Câncer, o Hospital São José e a Câmara de Vereadores. O objetivo é alertar a comunidade e principalmente as mulheres giruaenses sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a Associação Brasileira de Mastologia, esse é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo.

O lançamento oficial do Outubro Rosa acontece na próxima terça-feira(6), às 08h30min, no Gabinete do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas. Entretanto, as atividades já iniciam no sábado(03) no PSF 1 do bairro São José.  Durante toda manhã, serão realizados atendimentos às mulheres, com exames de mama e Papanicolau, distribuição de lanches e brindes e encaminhamentos para mamografias. O agendamento dessas mamografias será realizado em parceria com o Hospital São José de Giruá. Essas atividades terão sequência durante todo o mês de outubro, seguindo o seguinte cronograma: 10/10 –  atendimento no PSF 05 bairro Santa Rita, 17/10 – atendimento no PSF 04 – Interior, 24/10- atendimento no PSF 02 bairro Santo Antônio e 31/10 – atendimento no PSF 03 bairro Herberto Schneider.

No dia 06 de outubro (terça-feira) a Liga de Combate ao Câncer promove uma palestra com alunos do curso de radiologia, que abordará a Prevenção do Câncer de Mama. O evento é aberto a toda comunidade e será no auditório Regina Giovelli, às 19h30min. Outra atividade que faz parte da programação é a tradicional passeata alusiva ao Outubro Rosa, também promovida pela Liga, que acontece no dia 13 de outubro (terça-feira) às 17 horas. O ponto de encontro para o início da caminhada será em frente ao prédio da prefeitura municipal e as participantes devem vir vestindo alguma peça de roupa na cor rosa.

No dia 21 (quarta-feira), haverá uma palestra com o Médico Ginecologista, Cláudio Konrat. O evento que inicia às 13 horas no auditório Regina Giovelli é destinado aos servidores municipais e aberto a toda comunidade. Durante a conversa, serão abordados temas relativos à importância do auto-exame e da mamografia, bem como da detecção precoce do câncer. No mesmo dia acontece também uma Missa da Saúde na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Durante a celebração será realizada a benção de água e após agendamento de mamografias. Já no dia 22(quinta-feira) a temática Outubro Rosa fará parte da roda de conversa que acontece na Casa do Professor. O encontro que tem início às 19 horas é destinado aos professores da rede municipal de ensino da cidade. No dia 23(sexta-feira), a bancada feminina (vereadora e suplentes) da Câmara de Vereadores fará panfletagem em frente à Praça Aládio Ferreira. A ação terá o apoio dos vereadores e acontecerá das 9h às 16 horas.

Além dessas atividades, a Secretaria de Promoção Humana/Clube de Mães em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Giruá vai realizar um roteiro de palestras pelo interior do município. As visitas nas comunidades iniciam no dia 05 de outubro e vão até o dia 19. A iluminação dos prédios públicos na cor rosa também faz parte das ações que o Governo Municipal irá realizar no decorrer do mês. O comércio também está convidado a contribuir com a campanha através do embelezamento das vitrines voltado ao tema Outubro Rosa.