Giruá realizou ações em apoio ao “Movimento do Bolo”

Paralisações, entrega de bolos e materiais explicativos fizeram parte da manifestação do dia 25

Giruá realizou ações em apoio ao “Movimento do Bolo”

Na última sexta-feira (25), ocorreu no gabinete do Prefeito Municipal de Giruá, Fabiam Thomas, uma coletiva de imprensa para divulgar as ações e propósitos da mobilização das prefeituras intitulada “Movimento do Bolo”. Durante todo o dia, as prefeituras do Estado aderiram ao movimento, sendo que Giruá optou em fazer expediente interno, mantendo os serviços essenciais como saúde e transporte escolar funcionando normalmente. Além da Imprensa, estiveram presentes no ato o Vice-Prefeito, Elton Mentges, os Secretários Municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores de Giruá, João Taborda Zimmermann, e demais servidores da prefeitura.

O Prefeito Fabiam Thomas, que também é Presidente da Associação dos Municípios das Missões, fez uma abordagem geral sobre o impacto econômico que atinge os municípios devido à falta de repasses do Estado e da União. Falou também sobre as medidas adotadas pelas prefeituras para reduzir gastos, como a implantação do turno único, corte de diárias e horas extras, entre outros. De acordo com o Prefeito Fabiam, em 2014, 40% dos prefeitos tiveram dificuldades para fechar as contas. Em 2015, até o presente momento, já são 60% que enfrentam essas dificuldades.

Na parte da tarde, o Prefeito Fabiam acompanhado de servidores da prefeitura se dirigiu até Cerro Largo, onde se uniram aos demais prefeitos da região na sede da Associação dos Municípios das Missões. Após, foram caminhando até a Universidade Federal da Fronteira Sul onde entregaram uma fatia de bolo fictício à diretora da instituição. O ato simbolizou a pequena fatia que os municípios recebem na divisão dos recursos tributários. A União fica com 57%, o Estado 25% e os Municípios com apenas 18%.

Em seguida, o grande grupo foi até o trevo de Entre-Ijuís, entre a BR 285 e a RS 344, onde acompanhados de demais representantes de entidades e da comunidade abordaram os carros que ali cruzavam para entregar fatias de bolo e panfletos alusivos ao "Movimento do Bolo". Os participantes do movimento carregavam faixas e cartazes que alertavam sobre a atual situação enfrentada pelos municípios. A manifestação durou cerca de duas horas e ocorreu de forma pacífica.

“Não geramos esta crise. Somos fiscalizados, auditados e cumprimos lei de responsabilidade fiscal. Hoje, quando se fala em crise, os municípios são os mais prejudicados, em todos os sentidos. A União e os Estados possuem megaestrutura de apoio, e no que se refere ao cotidiano dos munícipes, são figuras político-administrativas abstratas, distantes da realidade das comunidades. Diferentemente dos municípios, e dos prefeitos, que estão em contato direto com a população”, ressaltou o Prefeito Fabiam.

Confira a matéria exibida no dia 25/09: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/santa-rosa/v/prefeituras-de-67-municipios-da-regiao-fecham-as-portas/4496795/