Servidores Municipais de Giruá receberão salário antecipado

O pagamento antecipado será no próximo dia 28 (segunda-feira)

Servidores Municipais de Giruá receberão salário antecipado

O Governo Municipal de Giruá vai antecipar o salário dos servidores ativos e inativos neste mês de setembro. O pagamento será no próximo dia 28 (segunda-feira), e a reserva dos valores em conta bancária específica foi determinada pessoalmente pelo Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, em reunião com o Secretário de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Prestes e com a Secretária de Administração, Milena Cereser da Rosa, no dia 18 de setembro.

Diante da crise financeira que assola o país e o estado, o Executivo Municipal redefiniu o planejamento da gestão a partir das perdas já consolidadas, das dívidas que o Estado e a União possuem com Giruá, da consideração apenas das receitas que efetivamente ingressam nos cofres municipais, e da necessidade em economizar e inovar para viabilizar o equilíbrio nas finanças. Assim, neste mês de setembro, optou-se em antecipar o pagamento da folha visando assegurar o cumprimento desta obrigação em caráter de prioridade absoluta, sem correr os riscos inerentes ao cenário de crise que está posto diante dos municípios.

"É preciso esclarecer que não antecipamos o pagamento do salário porque nos sobram recursos. Monitoramos a situação financeira do município semanalmente, e se neste momento existem condições para garantir o cumprimento desta obrigação, porque deixar para depois, e correr riscos desnecessários? Não sabemos qual será o cenário nos próximos dias, e por isso decidimos garantir o pagamento dos salários em caráter de absoluta prioridade. A bem da verdade existe um planejamento muito bem construído, a nos permitir este tipo de decisão. Estamos contingenciando recursos e aplicando medidas de economia desde 2012,  época em que os indícios de dificuldades já eram perceptíveis. De lá para cá, a situação dos municípios se agravou, mas mantemos nossos compromissos em dia, jamais atrasamos salários, pagamos todos os precatórios vencidos e ampliamos os investimentos em prol da comunidade, muitos com recursos próprios. Giruá possui mais de R$ 2.000.000,00 de pagamentos a receber do Estado e da União, e somente no FPM e no ICMS mais de R$ 1.500.000,00 em perdas já foram confirmadas para este ano, mas mesmo assim estamos em pé, lutando contra estas dificuldades, honrando nossos compromissos e ainda conseguindo investir na comunidade. Esta crise é lamentável porque o Estado e a União deveriam auxiliar os municípios, e não deixar de pagar o que nos devem. É direito receber nossos créditos, para que possamos avançar ainda mais na melhoria da qualidade de vida da população. Este calote aos municípios é um verdadeiro crime contra o desenvolvimento das comunidades", afirmou o Prefeito Fabiam Thomas.

Considerando os pagamentos aos ativos e inativos (aposentados e pensionistas), os valores da folha de setembro chegam a R$ 1.600.000,00.De acordo com orientações repassadas pelo Prefeito aos Secretários, já está sendo providenciada também a reserva de valores para o pagamento dos 50% restantes do 13º salário, cuja primeira parcela foi paga em julho deste ano. Para o Secretário Municipal de Gestão Financeira e Suprimentos, Fernando Prestes, estas ações valorizam o serviço público e também aquecem a economia local. "Se estivéssemos cogitando o contrário, o atraso de salários, teríamos centenas de famílias em situação difícil, sem receber seus proventos em dia, e o próprio comércio local preocupado com a ausência de circulação destes valores no município. Com muito trabalho, estamos garantindo o melhor dos cenários: pagar antecipado este compromisso".