Debate sobre o SUS e melhorias no setor marcaram a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Profissionais de saúde dos setores público e privado, autoridades e convidados reuniram-se na tarde da última sexta-feira, 24 de março, no Centro de Convivência Dr. Edson Santos Schwertz – CONGIR, para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde. O tema do evento foi: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. A conferência foi oficialmente aberta com a manifestação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Onorival Martins dos Santos.

O prefeito Ruben Weimer em seu pronunciamento, lembrou que o Governo Municipal trabalha objetivando a melhora e o fortalecimento dos serviços prestados em saúde pública e, para tal, investimentos contínuos são realizados no setor, na busca da ampliação e qualificação do atendimento prestado à população. Na oportunidade, o prefeito giruaense repassou às mãos da secretária Municipal de Saúde, Atiene Duarte, ofício encaminhado pelo gabinete da deputada federal Franciane Bayer, informando que atendendo pedido da deputada estadual Eliana Bayer, indicou uma Emenda Impositiva Individual à LOA-Lei Orçamentária Anual 2023, destinando ao município de Giruá, através do Fundo Municipal de Saúde, o valor de R$ 200.000,00 para serem aplicados em programas de saúde.

A secretária de Saúde, Atiene Duarte, por sua vez, pontuou que a Conferência Municipal de Saúde é um momento de debate entre todos os segmentos da sociedade, com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município, oportunizando discutir e aprimorar com a população o modelo de atenção à saúde, propondo diretrizes para os próximos anos e, por isso, é importante a participação da sociedade. Salientou a importância da defesa do SUS, que atende a maior parte da população e que portanto, precisa estar em constante aprimoramento. Destacou, ainda que, o encontro visa estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas federal e estadual com vigência de 2024 a 2027. Durante a conferência aconteceu também importante palestra com o enfermeiro da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Edenilson Rodrigues, que abordou questões relevantes de saúde pública. Os participantes discutiram ainda, eixos temáticos e elegeram os delegados que representarão Giruá na etapa estadual.