30 de abril – Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo


 

 

 

O próximo sábado, 30 de abril, será o Dia D da vacinação contra a gripe em todo o país. Em Giruá, a sala de vacinas estará abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, para vacinar idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), público-alvo definido pelo Ministério da Saúde de acordo com a vulnerabilidade e a possibilidade de complicações no caso de contrair gripe.

 

No Dia D, as crianças também receberão uma dose da Vacina Tríplice Viral (VTV). Ela protege contra caxumba, rubéola e o sarampo, que voltou ter aumento de casos no país. “O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, que pode causar complicações e até óbito, principalmente em crianças. Essa doença pode ser evitada pela vacina”, explicou a secretária de Saúde, Atiene Duarte. Para a vacinação, basta ir até o local de atendimento, levar um documento com foto e CPF do pai ou responsável e um documento de identificação da criança

 

 

Triplice Viral

 

 

 A VTV será aplicada mesmo nas crianças que estiverem com a situação vacinal em dia. No caso das crianças que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, o esquema vacinal será com apenas uma dose. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é que a segunda dose seja aplicada 30 dias após a primeira. “Estamos vendo, nos últimos dias, um aumento de busca por atendimento a crianças com sintomas respiratórios, viroses e outras infecções bacterianas. Algumas dessas doenças podem ser prevenidas pelas vacinas, por isso é muito importante aderir à campanha”, afirmou a coordenadora de imunização do município, Eliana Fungueto.

 

A campanha nacional da vacinação contra a gripe e sarampo se estende até o dia 03 de junho e a convocação dos demais grupos prioritários deve acontecer já nas próximas semanas com a chegada de nova remessa de vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde  lembra que em Giruá continua obrigatório o uso máscaras em serviços de saúde. Portanto, para a vacinação, é obrigatório o uso de máscara.

 

 

Previna-se

 

Além da vacinação para o público mais vulnerável, os cuidados não farmacológicos para evitar a proliferação dos vírus respiratórios, não apenas da gripe, precisam ser mantidos, como higienizar as mãos com frequência, arejar os ambientes, evitar aglomerações e locais fechados.

Se tiver sintomas gripais (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) a recomendação é ficar em isolamento. Em caso de necessidade de deslocamento para buscar atendimento de saúde, a orientação é usar máscara de proteção facial. 

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta”, para evitar o contágio de outras pessoas. “Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço", explicam os profissionais de saúde. "Evite colocar a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies, contaminando-as.”