Saúde do homem foi pauta da Roda de Conversa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu na manhã de hoje, sexta-feira, 26 de novembro, um encontro com servidores municipais para tratar de um assunto muito importante: a saúde do homem. Vivenciando o Novembro Azul – mês de conscientização sobre a saúde do homem e o combate ao câncer de próstata; o encontro  coordenado pela secretária de Saúde Atiene Duarte e sua equipe, objetivou orientar e incentivar a conscientização dos cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida masculina.

A Roda de Conversa teve a participação da enfermeira Cristiana Volmer, que interagiu com os presentes em uma conversa franca e objetiva, destacando a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. A palestrante salientou que existem muitos cuidados e práticas que devem ser adotadas pela população masculina ao longo dos 12 meses do ano e não apenas em novembro. “Queremos conscientizar, orientar e incentivar a população masculina, sobre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com freqüência, lembrando da importância de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente”, enfatizou Cristiana.

O vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, esteve presente no encontro e em seu pronunciamento destacou que “Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, levando a uma alta taxa de óbitos e que quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura, por isso a importância de fazer os exames regularmente” finalizou o vice-prefeito. Também participaram deste ato o secretário Paulo Achemncher, secretário Arlindo Pazini, enfermeira Fernanda Giaretta, e demais integrantes da equipe de governo.