Sábado de imunização contra Covid-19 oportunizará dose de reforço para grupos específicos

Neste sábado, 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma força tarefa que visa ampliar o número de imunizações em Giruá. A vacinação disponibilizará primeira e segunda dose, além da dose de reforço para grupos prioritários: imunocomprometidos, profissionais de saúde e idosos. O atendimento acontece na sala de vacinas, localizada na Unidade Central de Saúde na Rua Borges de Medeiros, 120 ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 08h às 11h30.

Conforme a secretária Atiene Duarte, o processo de vacinação segue as orientações da Secretária da Saúde do Estado (SES), que pactuou nesta quinta-feira (18/11), as recomendações para a vacinação de reforço contra o coronavírus na população acima dos 18 anos. Após os cinco meses de intervalo desde a segunda dose, devem seguir sendo priorizados os idosos, trabalhadores da saúde e imunodeprimidos para essa dose adicional. A ampliação para menores de 60 anos deve priorizar aqueles com maior risco, como as pessoas com comorbidades, abrindo aos demais conforme disponibilidade de doses.

Em pronunciamento, hoje, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann destacou que o limitador da oferta neste momento é o fato de que ainda não foram entregues pelo Ministério da Saúde doses específicas para o reforço das pessoas de 18 aos 59 anos. Por isso, apesar da liberação do uso nessas idades, os municípios devem ter como foco aqueles que têm maior risco, como as pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, população em situação de rua, pessoas com deficiência, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A coordenadora de vacinas Eliana Fungueto salienta que conforme houver disponibilidade de doses no município, as demais pessoas entre 18 e 59 anos e que tiverem seis meses completos de intervalo desde a segunda dose também poderão fazer a dose de reforço. Os cinco meses de intervalo serão o balizador para a dose de reforço, um critério mínimo que será exigido, para priorizar os idosos, trabalhadores da saúde e imunocomprometidos. “Lembrando que existe esta necessidade por parte do município de um chamamento específico para a população de maior risco de desenvolver casos graves e evoluir ao óbito por covid-19”, destacou a coordenadora.