Campanha Nacional de Multivacinação tem seu dia “D” neste sábado

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) esta realizando no período de 01 a 29 de outubro de 2021, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo neste sábado, 16 de outubro o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

A multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

Tendo em vista as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário. Estarão disponíveis para esta ação as vacinas dos calendários de vacinação da criança e do adolescente.

Em Giruá, a vacinação acontece na sala de vacinas, localizada na Unidade Central de Saúde na Rua Borges de Medeiros, 120 ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 de segunda a sexta-feira. No dia 16, o atendimento acontecerá sem fechar ao meio dia, em horário especial das 8h às 17h. É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação.