Imunização contra H1N1 deve começar na próxima segunda-feira, 12 de abril

Secretaria de Saúde planeja atender duas campanhas simultaneamente

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde iniciará na próxima segunda-feira, 12 de abril, a campanha de imunização contra a gripe (Influenza), H1N1. A vacinação ocorrerá em frente à Secretaria de Saúde, com 3 equipes, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (sexta-feira até as 15h) e seguirá o cronograma estadual com 03 fases, iniciando com os trabalhadores da saúde, crianças menores de 06 anos, gestantes e puérperas.

Com o propósito de atender as duas campanhas (Covid-19 e Influenza), está sendo organizada a logística de aplicação das vacinas, respeitando os protocolos individuais de cada campanha. A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

Quem tomou a vacina em 2020 precisa se vacinar em 2021?

Sim. Trata-se de uma vacina que muda de formulação todos os anos e por isso a vacinação a cada ano é de extrema importância para conferir proteção contra a doença.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

A vacina começa a fazer efeito e o organismo desenvolve anticorpos a partir de 15 dias de aplicação.

Quem tomar a vacina do COVID-19 também precisa tomar a vacina da gripe?

Sim! A vacina COVID-19 não confere proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, apenas contra o Coronavírus.

Quanto tempo preciso esperar para tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra o coronavírus?

Recomenda-se que, após a aplicação da vacina COVID-19, se aguarde o período de 14 dias antes e depois das aplicações das doses para tomar qualquer vacina.

Estou com sintomas de COVID-19, posso tomar a vacina da gripe?

Para pessoas que tenham suspeita de COVID-19 ou qualquer outra doença, é indicado que aguarde a melhora total dos sintomas. Isso para que esses sintomas não sejam confundidos com as reações adversas da vacina.

Grávidas podem tomar a vacina da gripe?

Sim! A vacina da gripe é indicada tanto para puérperas quanto para gestantes.

A vacina da gripe pode causar gripe?

Não, a vacina da gripe é composta por vírus inativado e não é capaz de causar a doença.

Contraindicações da vacina da gripe

A imunização só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.