Prefeitura adquire com recursos próprios lote com 140 testes rápidos para coronavírus

Mesmo sem nenhum caso em Giruá, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica os trabalhos para enfrentamento a pandemia.

A Prefeitura de Giruá realizou a compra de 140 kits de testes para o coronavírus - com recursos próprios, e recebeu a remessa do pedido na tarde dessa quarta-feira, 20. O lote entregue conta kits que serão usados em pacientes com sintomas respiratórios.

Os testes serão de grande importância para que a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica possam monitorar os casos e controlar o novo coronavírus na cidade com maior rapidez. Este teste rápido leva de 10 a 15 minutos para mostrar o resultado. O uso dos testes seguirá o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. “Esses kits são muito importantes para termos um maior controle ainda da doença em nossa cidade, por isso uma das primeiras ações que a gente fez na Prefeitura foi comprar os testes rápidos porque permitem o diagnóstico mais ágil, já possibilitando descartar casos e se existir algum positivo, conduzir ao tratamento”, disse o prefeito Ruben Weimer.

Além dos testes comprados pelo município existem os testes fornecidos pela 14ª Coordenadoria de Saúde, que seguem um protocolo mais restrito de uso, destinado a profissionais de saúde, segurança e idosos sintomáticos, o que impossibilitaria a ampla testagem. Ao todo já foram realizados 21 testes em Giruá e nenhum foi positivado.