Secretaria de Saúde promove ações de amparo para pacientes oncológicos

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha incansavelmente para fortalecer a Saúde de população e dentre as ações pensadas e planejadas pela atual gestão, estão os pacientes portadores do câncer. Dentro disso, a secretaria estuda implementar o Grupo de Apoio aos pacientes oncológicos-GAPON que será formado por uma equipe de profissionais que fazem parte da Rede Municipal de Saúde, com o intuito de oferecer aos usuários e seus familiares o suporte necessário para o enfrentamento desta patologia, em todos os âmbitos que se fizerem necessários.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cavalheiro, o paciente oncológico tem sido tratado com extrema prioridade, desde o rastreamento da doença, a realização dos exames, os medicamentos e os encaminhamentos necessários para o tratamento adequado. Além disso, a equipe multidisciplinar configura um conjunto diversificado de áreas profissionais, necessárias à implementação da totalidade das ações que podem viabilizar a atenção integral na área da saúde, com o objetivo de aprimorar os serviços a serem prestados e executados. “Esta importante ação, aproxima o usuário que precisa do serviço que executa, mostrando que saúde se faz com ações, acessibilidade, e um Sistema Integrado e Resolutivo. Além do mais, nosso compromisso foi de investir nas pessoas e assim estamos fazendo, criamos a Lei número 6.543/2017, a qual dispõe sobre o prazo para a realização de exames complementares para a confirmação de casos suspeitos de neoplasia maligna (câncer), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e agora estamos investindo na criação deste serviço para que a pessoa diagnosticada com esta doença, receba a Atenção Integral da Saúde. Os estudos e pesquisas estão em andamento, o próximo passo será o planejamento destas ações em conjunto com diversas áreas envolvidas no processo, entre elas, as ESFs, o setor de agendamento de exames, de encaminhamentos para referências, de transporte, Hospital São José, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Vida e Saúde, Conselho Municipal de Saúde e usuários portadores do câncer”, finaliza Fernando.

Na última quinta-feira(19) aconteceu junto a Praça Tenente Aládio Ferreira o ato em alusão ao Dia Municipal da Luta Contra o Câncer, que promoveu inúmeras atividades de prevenção como aferição de pressão arterial, entrega de folders informativos, música e roda de conversa.