Secretaria Municipal de Saúde investe na qualificação do atendimento

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, pensando em uma saúde mais qualificada e resolutiva, está investindo cada vez mais em equipamentos e serviços que venham ao encontro da necessidade da população. Desta vez, adquiriu por meia de uma Emenda Parlamentar do Deputado Jerônimo Goergen um desfibrilador externo automático (DEA) que é um dispositivo que verifica os batimentos cardíacos de uma pessoa e aplica um choque elétrico se ele parar de bater normalmente.

Se uma pessoa cair ou desmaiar repentinamente, ela pode estar sofrendo uma parada cardíaca súbita(PCS). Isso significa que o coralçao dela parou de bombear sangue, e ela precisa de ajuda imediatamente, esse aperelho possui sensores inteligentes que avaliam e aplicam o choque certo na hora certa automaticamente.

Com a chegada do novo equipamento, a Secretaria de Saúde ofereceu capacitação para os técnicos de enfermagem e motoristas, com a finalidade de ensinar o manuseio do aparelho em possíveis eventos dessa natureza.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cavalheiro, pessoas de todas as idades, gêneros, condições físicas e socioeconômicas podem ser acometidas pela morte súbita. Então, esse aparelho juntamente com outras ações, contribuirão de forma significativa no trabalho de salvar vidas.