Giruá realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social

O Governo Municipal através da Secretaria de Promoção Humana, promoveu na tarde da quinta-feira(19), a XI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social”. A realização da conferência objetivou subsidiar reflexões acerca da realidade local, necessárias para a construção das deliberações da Política de Assistência Social como garantidora de direitos.

Após pronunciamento das autoridades, os trabalhos tiveram continuidade com a participação da assistente social e palestrante do evento, Diana Ceolin, que coordenou os debates acerca dos 05 eixos, que nortearam a conferência:

-Eixo 01: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfretamento das desigualdades.

-Eixo 02: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direito socioassistenciais.

-Eixo 03: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS(Sistema Único de Assistência Social) e a importância da participação dos usuários.

-Eixo 04: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos e proteção social.

-Eixo 05: Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergência.

Participaram desse ato o prefeito Ruben Weimer, vice-prefeito Dari Taborda, secretário de Promoção Humana Arlindo Pazini, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Nirton Duarte, presidente da Câmara de Vereadores Fladimir Pedroso de Bastos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Amanda dos Santos Corim, assistente social do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Sabrina Ribeiro,  psicóloga Letícia Paulus, do CREAS, além de lideranças locais e representantes de entidades giruaenses.