Mais de 60 cães estão a disposição para adoção

Na manhã da última quinta-feira, 12 de dezembro, o prefeito Ruben Weimer recebeu representantes da Associação Amiga dos Animais (Ama), para fins de troca de informações sobre os resultados após implantação do Canil Municipal, servido como local de abrigo de cães errantes.

O abrigo provisório, conforme relatos do médico veterinário Pedro Henrique Anders, inaugurado no dia 6 de setembro de 2022, abriga atualmente 56 cães e tem a previsão de receber nos próximos dias, mais 18 cães que foram recolhidos das ruas e abrigados em um pavilhão no Parque Municipal de Exposições. Para que essa ação seja viabilizada, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pretende ampliar a capacidade construindo mais 18 baias. Teve início no mês de dezembro de 2022, a castração que contemplará ao todo, 275 cães fêmeas e 75 gatas.

Para evitar a superlotação do canil, será criada uma página específica para incentivar a adoção por parte da comunidade, divulgando fotos e características dos pets. A assistência aos cães abrigados é realizada pelos servidores da Prefeitura, que além da alimentação e higiene do local, realizam a aplicação de medicamentos, mantendo-os imunes a parasitas e doenças.

Na reunião também foram relatados exemplos de abandono por parte de donos dos animais, inclusive de outras cidades e que, se flagradas pelo sistema de monitoramento ou mesmo por denúncia, poderão responder de forma criminal. Tanto a página para adoção quanto um canal específico para denúncias de abandono, será divulgado posteriormente.