Giruá não terá Desfile Farroupilha e Festa Campeira está confirmada.

O Governo Municipal através da Secretaria de Educação Cultura reuniu-se nas dependências do Centro Cultural Adelina Dias, no dia 02 de setembro, com os patrões de entidades tradicionalistas do município. O encontro aconteceu a convite da secretaria Palmiéri Ruschel Wielens e a da assessora de Cultura, Traudi Macht e objetivou deliberar sobre a programação da Semana Farroupilha.

Na reunião que contou com patrões e representantes do CTG Querência Crioula, Piquete Nativista, Piquete Odorico e Piquete Candieiro, ficou definido que não haverá a realização do tradicional desfile de 20 de setembro. A decisão foi acordada entre os representantes das entidades tradicionalistas, levando em consideração a atenção que o momento ainda requer por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Em relação à realização da costumeira Festa Campeira, deverá acontecer com a participação limitada de 40% do PPCI do Parque de Rodeios Cleito Silva, incluindo organizadores e participantes das provas, perfazendo um total de 2500 pessoas, que deverão respeitar as regras do distanciamento social, conforme DECRETO Nº 1804/2021 de 11 de setembro de 2021, assinado pelo prefeito Ruben Weimer, após as orientações emitidas pelo Comitê Técnico Regional de Enfrentamento da Epidemia COVID-19, bem como, as deliberações da Associação do Município da Fronteira Noroeste – AMUFRON.

Conforme orientado e acordado em reunião que aconteceu ainda no mês de agosto e contou com a participação da secretária de Saúde, Atiene Duarte e a coordenadora do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 , as entidades também foram orientadas sobre os protocolos de restaurantes pras refeições oferecidas durante a Semana Farroupilha.

A Administração Municipal salienta que se solidariza com a decisão tomada em conjunto pelas entidades e se mantém a disposição para fomentar e fortalecer os laços, costumes, tradição e a cultura gaúcha, cultivados pela comunidade.