Fomentando a agroindustria local, Governo Municipal inclui o Suco de Butiá na merenda escolar

O prefeito Ruben Weimer reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, com integrantes da Smec, diretores e representação de alunos, além de pessoas ligadas ao fomento de produção e comercialização de butiá no município de Giruá, para fins de anunciar a introdução de suco de butiá na merenda em escolas da rede municipal de ensino.

Inicialmente são contempladas escolas que atendem em turno integral, onde o município passa a adquirir de uma associação de produtores, pelo menos 200kg mensal, de polpa embalada nas conformidades das exigências atuais. Mais de 650 alunos passam a receber o saboroso e nutritivo suco de butiá nas Emeis Casa da Criança, Criança Feliz, Gente Miúda, Leonel de Moura Brizola, Pingo de Gente, Emefs São Miguel Arcanjo e São Pedro.

Para o chefe do Executivo Municipal, Giruá dá mais um passo importante na valorização do butiá, fruto oriundo da árvore símbolo do município, o butiazeiro. “Estamos ofertando para nossos alunos, um produto livre de conservantes, sem glúten e rico em fibras e vitamina C”, frisou Ruben. Esta ação vem à contemplar uma das propostas da Lei 6521/2017 que valoriza a árvore símbolo de Giruá.

Os produtores de polpa de butiá foram representados neste ato, pelo Sr. Selmo Eberhart, um dos fornecedores da polpa. Também estavam presentes o presidente do Eco Butiá Ricardo Jurenik e o Pastor Fábio Rucks, o qual aproveitou o ensejo e falou um pouco das tratativas da Feira do Butiá 2020, a qual tem sua 14ª edição agendada para os dias 6, 7 e 8 de março do ano que vem.