CANSADOS DE ESPERAR, COMUNIDADE QUILOMBOLA REIVINDICA INVESTIMENTOS ANUNCIADOS

"Não desistimos dos nossos sonhos" -mencionou comitiva no gabinete.

CANSADOS DE ESPERAR, COMUNIDADE QUILOMBOLA REIVINDICA INVESTIMENTOS ANUNCIADOS

A Comunidade Quilombola de Giruá  foi recebida pelo Prefeito Ruben Weimer na quinta-feira, 26 de outubro, ocasião em que reivindicou com base em recortes de jornais publicados no ano de 2011, as obras e incentivos para reformas das unidades habitacionais e também a viabilidade da construção de um quiosque para realizar seus encontros sociais, bem como oferecer um local mais aprazível para autoridades, grupos escolares e equipes de serviços públicos. Na mesma ocasião, solicitaram informações do processo de legalização da área de seis hectares onde se localiza a comunidade, pois também haviam sido informados naquela época que tal serviço seria realizado pela Prefeitura de Giruá.

Para tomar conhecimento dos fatos, o Prefeito solicitou a presença dos profissionais do setor de contabilidade e da engenharia da Prefeitura, os quais fazendo uma busca aos arquivos apresentaram o projeto (desenho) de um quiosque o qual seria construído junto ao Quilombo e também uma cópia da Lei sancionada no dia 17 de maio de 2011, que autorizava o Executivo Municipal investir recursos para a referida comunidade.

Sendo assim, concluiu-se nesta reunião com base nos documentos e relatos dos profissionais, que de fato havia um Projeto de Lei que ora transformado em Lei destinava um montante de R$ 30 mil para atender ao projeto de melhorias na infraestrutura. Porém, por motivos ocultos, na prática nada do que foi projetado acabou sendo realizado.

Para inverter o sentimento de abandono da comunidade presente, o Governo Municipal através do comprometimento do Prefeito está a partir deste momento fazendo uma releitura da atual situação, e de forma direta comprometeu-se em buscar investimentos para realização deste antigo sonho, seja com buscas de recursos das esferas Federal, Estadual ou até mesmo Municipal, através de Recursos Próprios, tendo em vista de que a Lei foi criada há mais de seis anos e permite a abertura de Crédito Adicional.

Ainda para ampliar o comprometimento da Administração junto as comunidades do interior, Ruben Weimer informou aos presentes que está tramitando junto ao Ministério da Integração Nacional um Projeto no valor de R$ 360 mil que visa prover revestimento primário com cascalho na estrada vicinal que liga a sede do município a Comunidade Quilombola, proporcionando melhores condições de trafegabilidade para várias localidades do município atendidas por esta via.