Governo Municipal realizará recuperação da nascente do Rio Giruazinho

O projeto do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, visa recuperar a mata ciliar da nascente, localizada ao lado da Gruta da Área Verde.

Considerando a urgência de recuperar as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos e o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com a Promotoria de Justiça de Giruá, a Prefeitura de Giruá realizará a recuperação da nascente do Rio Giruazinho e da mata ciliar do entorno, localizada junto à Gruta Nossa Senhora das Graças no Parque Integrado Elso Pilau “Área Verde”.

Este projeto visa a permanência da Gruta no local, considerando sua grande importância, pois no mesmo ocorrem encontros religiosos. Os principais objetivos são melhorar a qualidade ambiental do local, o fluxo gênico de fauna e flora, a proteção do solo, manter e ampliar a beleza cênica do parque e assegurar o bem-estar da população.

O projeto será executado por meio de serviços de recuperação com a utilização de técnica pré-definida no entorno da nascente. Dentre as intervenções serão realizadas o desmonte da estrutura atual da nascente transformando-a em uma nascente protegida, corte da espécie exótica invasora de bambu, cercamento da área a ser protegida e monitoramento ambiental.

O Departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal, solicita a toda comunidade que colabore no aprimoramento do local para que em breve possa ser desfrutado pela população com maior segurança.