Giruá decreta situação de emergência em decorrência da estiagem

Na manhã desta sexta-feira, 20 de janeiro, o prefeito Ruben Weimer, na presença do secretário de Promoção Humana e coordenador da Defesa Civil do município, Arlindo Pazini, e da secretária de Administração, Tanise Maciel Weschenfelder, após reuniões com lideranças e entidades que representam o setor primário do município, diante dos dados colhidos e apresentados pela Emater/Ascar-RS, Conselho Agropecuário, Defesa Civil e lideranças ligadas ao setor agrícola, decretou situação de emergência, através do Decreto Municipal nº 1944/2023, em decorrência aos prejuízos já registrados até o momento no município, tendo como causa a estiagem. A partir de agora se procedem os trâmites legais para posterior homologação estadual.

Para o prefeito Ruben, Giruá tem no momento, a sua principal base de geração de renda fortemente atingida pelos efeitos da estiagem. “A falta de chuvas ao longo dos últimos meses, é uma situação muito preocupante, visto que tem amentado significativamente o déficit hídrico no município, pra tal, medidas urgentes precisaram ser tomadas para garantir apoio e suporte ao setor, especialmente ao pequeno produtor que tira sua renda e sustento da agricultura familiar”, declarou o chefe do Executivo Municipal. Com a ocorrência da homologação estadual e posterior reconhecimento federal, o município estará apto a contar com apoio de entidades a fim de promover alteração do cumprimento de obrigações dos produtores, podendo entre outros benefícios, servir de apoio para prorrogação e negociação de financiamentos agrícolas.

O levantamento dos prejuízos causados na agricultura foi um trabalho coletivo envolvendo além da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a EMATER, a Defesa Civil Municipal, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Agropecuário e cooperativas ligadas ao setor.