Vice-prefeito Taborda participou de importante encontro com a ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento

O vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, participou na manhã da quarta-feira, 12 de janeiro, de um importante encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. A reunião objetivou conhecer os estragos causados pela estiagem na produção das propriedades rurais e ouvir reivindicações dos prefeitos gaúchos que contabilizam milhares de reais em prejuízos com a falta de chuvas.

A ministra foi recepcionada pelo vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, pela secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, pelo prefeito em exercício de Santo Ângelo, Volnei Teixeira além de deputados federais e estaduais; prefeitos e vereadores; representantes de entidades ligadas ao agronegócio e ao setor primário. Logo após a recepção no aeroporto regional Sepé Tiaraju, a comitiva seguiu para o distrito Buriti, em visita à propriedade da família Segatto, área rural que soma grandes perdas na produção de grãos e na pecuária leiteira e de corte. O encontro foi encerrado no auditório da URI Campus local, reunindo lideranças políticas, empresariais e do agronegócio para debater a situação de emergência provocada pela estiagem em 45% dos municípios gaúchos.

O Governo do Estado e a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs),  baseado nos dados apresentados pela  Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), sindicatos e as entidades representativas da agropecuária gaúcha; formataram um documento apresentando as reivindicações e solicitando ações e recursos para o enfrentamento ao período crítico de seca, em que há registros de escassez de água para o consumo humano e animais, além dos prejuízos que os produtores e os municípios enfrentarão com as perdas econômicas provocadas pela estiagem.

A ministra Tereza Cristina afirmou em seu discurso que não veio a Santo Ângelo com soluções prontas e nem fórmulas mágicas, mas para ouvir as reivindicações e fazer o encaminhamento aos técnicos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) que estão avaliando a situação dos municípios gaúchos. “Vamos buscar providências em curto, médio e longo prazo”, assinalou.

Na oportunidade, o vice-prefeito Taborda dialogou com importantes lideranças políticas do cenário estadual e federal e o secretário Pedro Duarte entregou à ministra, documentos contendo reivindicações imprescindíveis para o enfrentamento momentâneo da estiagem e para programas futuros a fim de mitigar os efeitos da falta de chuvas nas propriedades rurais giruaenses.