Professores da Pré-escola e de Anos Iniciais recebem formação do Programa A União Faz a Vida

Nos dias 09 e 10 de setembro, aconteceu nas dependências do CTG Querência Crioula formação para os professores da Pré-escola e Anos Iniciais do Programa A União Faz a Vida, programa esse, desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O Programa a União Faz a Vida acontece no município de Giruá desde 2017, sendo realizado em parceria entre o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e o Sicredi União-RS. Inicialmente, o programa foi desenvolvido nas Escolas São Pedro, José João Bisognin, Nicolau Leite, Canova e Batista com as turmas de 4º e 5º anos. No ano de 2020, estendeu-se para as demais escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino em todas as turmas dos Anos Iniciais. Pelo êxito alcançado, nesse ano de 2021 foram incluídas no programa, as turmas de Pré-escola das escolas municipais.

A formação continuada, realizada pela Smec e Sicredi, foi organizada pela assessora Tânia Pires de Almeida e coordenada pelos assessores da URI, Rodrigo Madaloz, Maria Lorete Flores e Cinara Murmann, onde os professores participaram de práticas, vivenciando a metodologia que será desenvolvida com os alunos.

Conforme o prefeito Ruben Weimer, o programa foi aderido em Giruá, pois trabalha uma metodologia que desenvolve cidadãos mais cooperativos com diálogo e participação dos alunos como protagonistas no processo de sua aprendizagem. Uma forma de ensinar valorizando os saberes, os espaços comunitários, as atividades coletivas, a cooperação e o exercício da cidadania, proposta que vem de encontro as competências gerais da Basen nacional Comum Curricular (BNCC).