Programa Municipal de Mediadores de Conflitos em atividade

Lutar por uma Educação que cultive a Cultura da Paz, é uma das principais propostas do Governo Municipal. Dentro desta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura implantou em 2018, o Programa Municipal de Mediadores de Conflitos – A Cultura da Paz Como Política Pública, com objetivo de levar a comunidade escolar uma reflexão sobre a temática da violência escolar e sua mediação dentro do ambiente da escola, suas consequencias na aprendizagem e na formação das crianças e dos adolescentes promovendo uma cultura de paz.

A Rede Municipal de Ensino também possui na proposta curricular das Escolas de Tempo Integral, a disciplina Cultura da Paz e Educação em Direitos Humanos. Nos dias 15, 16 e 17 de maio, a Administração Municipal promoveu uma formação pela Escola Superior da Magistratura da AJURIS o Curso de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, para os Supervisores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Mediadores de Conflitos da Rede Municipal de Ensino, Representantes das Escolas Estaduais e Particulares, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Promoção Humana, Rede de Apoio à Escola (RAE) e Representantes do Judiciário, com 25 participantes e carga horária de 20h.

O  curso tem como objetivo de unir esforços no trabalho conjunto na promoção da paz, afim de que possamos ampliar ainda mais as possibilidades de engajamento e responsabilização da sociedade para as transformações sociais e a garantia dos direitos humanos. Tornando-os capazes de atuar de forma co-responsável na construção de igualdade.