Concurso culturais embelezam a Feira do Butiá

Concurso gastronômico, fotográfico e de artesanato embelezam a Feira do Butiá

No sábado (09/03) realizou-se as escolhas dos trabalhos artesanais, com grande participação dos expositores, tendo 23 inscrições. Mara Kegler, Taisa Ceconi e Luciano Lopes foram os jurados que avaliaram o artesanato, os quais observaram a criatividade, inovação e histórico cultural. A premiação de 1°lugar ficou com empresa Ato Art da artesã Neiva Bonfanti Rosa, com destaque de seu produto um Balaio trançado com as folhas do Butiá. Em 2°lugar destacou a empresa Apoena de Maiara Bonfanti e 3°lugar a empresa Luartes de Luciana Paul Rucks.
Aconteceu também, no sábado, o Concurso Gastronômico “Balaio de Sabores” promovido pela Secretaria da Educação e Cultura, em parceria com a EMATER. O concurso tem como objetivo revelar e valorizar as receitas que tem o butiá como base. Entre os 22 pratos participantes, teve destaque na categoria de doces, a taça dourada, de Caroline Browers, que ficou em 1° lugar; o bolo xadrez de butiá, de Cláudia Lotermann, que recebeu a 2° colocação; e a compota de butiá rosa, de Maria Elisabete Lima de Silva, que levou o 3ª lugar. Entre as receitas salgadas recebeu o 1ª lugar a batata quente de butiá, de Sarleti Klahr; em 2° lugar o arroz butiazeiro com atum, de Milena Barrichello; e na 3° colocação, os tortéis de butiá, de Ieda Feron Barrichello.
As receitas agridoces premiadas foram o pão de milho com butiá, de Maria Salete Barrichello, em 1° lugar; a rabada à moda Giruá, de Suzete Browers, como 2° colocada e o pastel agridoce, de Carine Kronbauer, em 3° lugar.
Também foram premiadas com a 1°, 2° e 3° colocação, respectivamente, as bebidas licor de butiá Jerivá, de Clari Manjabosco, licor de butiá de Edelaine Bonesso, e o licor de Butiá com vodka, de Stasiak Licores e Vinhos. Durante a 14ª Expogiruá e 13ª Feira do Butiá aconteceu também a culminância do Concurso Fotográfico: Um olhar para a Cultura Giruense, concurso este que foi desenvolvido nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares com o objetivo de incentivar a arte fotográfica, valorizando a beleza do Butiá, oportunizando o reconhecimento de talentos e fomentando as diversas formas de expressões artísticas aliadas a cultura local.

Neste concurso as escolas organizaram uma turma para registrar uma imagem com os alunos e o butiá, para concorrer a premiação. As fotos ficaram expostas durante a Feira para votação pelos visitantes e domingo dia 10/03/19, durante a Feira foi entregue a premiação para as Escolas e as turmas das duas fotos mais votadas.

As premiações foram para:

-1º Lugar turma do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite - como premiação uma caixa de som portátil para turma e caixa de som para a Escola.

-2º Lugar turma da 5ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Saffi, como premiação uma caixa de som portátil para a turma.