Declaração Anual de Rebanho prorrogado até 11 de novembro


     A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente comunica aos produtores rurais de Giruá, que o prazo para declaração anual de rebanho foi prorrogado até o dia 11 de novembro. A secretaria salienta que a atualização cadastral está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.

    Os formulários deverão ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada na propriedade, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos novos, como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais terão questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros. A declaração é obrigatória e os produtores inadimplentes terão bloqueio do seu cadastro no SDA, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs).

     Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, o município de Giruá é composto por 1.244 propriedades rurais e as informações, devem ser cadastradas com prazo máximo até o dia 11 de novembro. O secretário salienta ainda, que é importante realizar a declaração antes do prazo final, para evitar congestionamento do sistema, resultando em prejuízos aos proprietários. A secretaria está auxiliando no preenchimento das informações, com atendimento de segundas às sextas, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Os formulários estão disponíveis no link www.agricultura.rs.gov.br/declaracao.