Secretaria do trabalho e Cidadania e SENAR qualificam giruaenses

foi ministrada a Oficina de Tortas e Docinhos Caseiros

Secretaria do trabalho e Cidadania e SENAR qualificam giruaenses

A Secretaria Municipal do Trabalho e Cidadania (SMTC), em parceria com o SENAR, possibilitou a mais um grupo de giruaenses a oportunidade de capacitação ao mercado de trabalho e a geração de renda. A atividade foi realizada no espaço de culinária da SMTC, a qual foi especialmente montada com estrutura adequada ao desenvolvimento de cursos de capacitação. Conforme o Secretário Municipal Claudio Amaral, outras turmas serão formadas ainda em 2015 dentro da área da culinária e alimentação.

Durante os dias 20 e 21 de agosto, foi ministrada a Oficina de Tortas e Docinhos Caseiros, ministrada pela instrutora Claudia Camargo, nutricionista. Os participantes receberam orientações e conhecimentos, trabalhando a importância da higiene e saúde na manipulação de alimentos, a segurança e saúde no trabalho em relação a prevenção de acidentes, os cuidados com o meio ambiente, a preparação dos ingredientes, a preparação da massa básica de bolo e pão de ló para tortas, preparação dos recheios para as tortas, preparação das coberturas para as tortas, preparação das decorações para as tortas, desenvolvimento das receitas de tortas, preparação da massa básica para docinhos, preparação dos recheios e das coberturas para os docinhos, desenvolvimento das receitas de docinhos e embalagem e armazenamento das tortas e dos docinhos. A atividade foi desenvolvida em 16 horas e contou com a participação de 11 alunos.

A formação nesta área permite não apenas a inserção ou a qualificação no mercado, mas também a agregação de novos conceitos e práticas para o preparo do alimento familiar. A qualidade de vida passa pela manutenção de hábitos saudáveis no dia-a-dia, e a boa alimentação é fundamental neste processo. O foco da SMTC é qualificar os giruaenses para conquistar e/ou consolidar espaço no mercado de trabalho, mas celebramos quando estes cursos também permitem a melhoria na qualidade de vida. Por isso, saudamos a parceria já consolidada com o SENAR, a capacidade de seus instrutores, e a busca de alternativas por parte da Secretaria, na pessoa do Secretário Cláudio Amaral e demais colegas, nesta época em que o PRONATEC enfrenta um período de escassez de recursos por parte do Governo Federal, registra o Prefeito Municipal Fabiam Thomas.