Alunos da Terceira Idade diplomados em ‘inclusão digital'

Formatura e a entrega de certificados 34 alunos concluintes do curso de computação


Alunos da Terceira Idade diplomados em ‘inclusão digital’

 O Governo Municipal, através das Secretarias Municipais de Promoção Humana e de Trabalho e Cidadania, realizou importante ato na manhã da última sexta-feira (08), quando aconteceu a formatura e a entrega de certificados 34 alunos concluintes do curso de computação. Os alunos, com mais de 60 anos, integram os grupos de terceira idade do Município. A formatura foi prestigiada por Secretários Municipal, e pelo Poder Legislativo, representado pelo Vereador Maurílio Borges de Mattos. 

Simone Kogler, Secretária de Promoção Humana, destacou que o programa “Inclusão digital para Idosos: Convivência em Rede” foi pensado com o objetivo de inserir o idoso no mundo digital, possibilitando a eles ter acesso a tecnologia e usufruir dela, interagindo nas redes sociais com seus filhos, netos e demais familiares.

 O Secretário de Trabalho e Cidadania, Claudio Amaral, destacou que o mundo das redes sociais e a tecnologia foram feitas pensando apenas nos jovens, entretanto, nos últimos anos, a população idosa cresceu cerca de 10% no Brasil, e o número de usuários das redes sociais com mais de 65 anos de idade vem crescendo percentualmente desde o ano de 2008. Hoje, os idosos representam mais de 3% da população de usuários das redes sociais brasileiras. 

Desta forma, destaca o Secretário, é importante compreender as redes sociais com um espaço que possa proporcionar ao idoso a liberdade para interagir e usufruir das possibilidades oferecidas, foi pensando assim que surgiu a idéia desta oficina, como um espaço de socialização, onde todos os participantes passam a conhecer e apreender a interagir no mundo virtual. 

O prefeito Fabiam destacou que a partir da inclusão, da inserção do idoso ao mundo virtual, eles passam a ter a oportunidade de descobrir as diferentes formas de comunicação do nosso cotidiano, aproximando-os totalmente da realidade vivida pelos jovens. Não pode haver distanciamento na comunicação entre pessoas em razão de sua idade; se o acesso ao computador, a internet, pode ser facilitado aos idosos através de cursos de capacitação, é dever do Poder Público promove-los a todos os que demonstrarem interesse em participar, registra o Prefeito Municipal. “Visamos com esta oficina construir estratégias para preparar a população idosa para a utilização e domínio dos recursos tecnológicos, acolhendo os idosos e inserindo-os no mundo digital, visto que as redes sociais principalmente fazem parte do dia a dia das pessoas que os rodeiam, e também lhe permite uma maior independência e maior participação nas mudanças sociais”, conclui.