Mais uma centena de giruaenses recebe certificado de qualificação

Mais uma centena de giruaenses recebe certificado de qualificação profissional

A noite da terça-feira, 18 de novembro, ficará marcada na memória dos 105 giruaenses que concluíram os cursos de Atendente de Nutrição, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Padeiro, Porteiro, Vigia e Salgadeiro e receberam os certificados da qualificação profissional.

A formatura de mais uma grande turma de alunos capacitados pelo Governo Municipal, nesta etapa contando com o fundamental apoio do SENAC, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), comprova a adesão maciça dos giruaenses às estratégias lançadas pela Secretaria de Trabalho e Cidadania.

Hoje, na região, Giruá é um dos municípios com o maior número de vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos. Todos eles são ministrados na Escola de Empregos criada com o objetivo de dar a estrutura necessária para que alunos e professores possam ter uma formação de qualidade.

O Prefeito Fabiam Thomas falou do desafio de formar 1.000 giruaenses por ano que havia lançado para a equipe da Secretaria de Trabalho e Cidadania, afirmando que essa meta está se encaminhando para ser concretizada em 2014 com a consolidação de mais essa etapa. Essa iniciativa de geração de empregos e qualificação da mão de obra está se mostrando eficaz graças a constante articulação e busca de novas oportunidades para Giruá.

Para a professora Rosângela Bekoski, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a colocação profissional não é mais uma questão de sorte e sim de qualificação e competência. Segundo ela “a capacitação deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho e também para quem busca manter uma posição já ocupada”.

Além de formandos, familiares, professores e servidores, acompanharam a cerimônia, o Vice-Prefeito Elton Mentges, o Diretor do Senac Adriano Santolin, o Secretário de Trabalho e Cidadania Cláudio Amaral, a Secretária de Promoção Humana Silvane Figueiredo e o Secretário de Obras e Serviços Urbanos Márcio Silva.

Ainda para esse ano, continuam abertas até dia 28 de novembro as inscrições para o curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão. A turma contará com 20 alunos e as aulas estão previstas para começarem no dia 18 de dezembro no turno da noite, com carga horária de 200 horas/aula. Para o próximo ano, dezenas de novos cursos serão ofertados e as inscrições amplamente divulgadas.

Para conhecer todos os cursos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria de Trabalho e Cidadania, além das vagas de emprego disponíveis para Giruá, os interessados devem dirigir-se até a sua sede, localizada na Rua Dr. Bozzano 92, próximo ao Corpo de Bombeiros.