Grupo de Mulheres do CAPS produzem cartilha sobre plantas medicinais

Na manhã dessa quarta-feira(11), o Grupo de Terapia Ocupacional de Mulheres do CAPS I realizou a confraternização de final de ano na Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania, na presença da equipe da Secretaria, Caps e imprensa da Prefeitura.

O Grupo de Mulheres é coordenado pelo Terapeuta Ocupacional Douglas Vinícius Utzig com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I e ocorre nas quartas-feiras pela manhã desde o mês de abril do corrente ano. Este grupo tem como intuito a socialização, reconquista da autoestima, empoderamento, resgatando a sua essência e reinserção das mulheres na vida cotidiana que por algum motivo tiveram uma ruptura, e esta ruptura causa uma grande alteração em sua criação de sentido de vida.

Com isso, houveram discussões sobre vários temas, desde datas comemorativas, meses alusivos, notícias que eram publicadas na mídia, autoestima e demais assuntos pertinentes. Um tema chamou bastante atenção e foi discutido por várias vezes foi “Plantas Medicinais”, algo que eram comum no dia-a- dia dessas mulheres.

Nesse meio tempo, a Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania-SMTC começou a publicar a oferta de cursos de informática, cabeleireiro, torneiro mecânico, as bolsas de cursos técnicos do SEG e curso de inglês.

Visando a reinserção e empoderamento dessas mulheres enquanto seres sociais e pertencentes a comunidade, foi contatado o secretário Leonardo Gaist para a viabilização do curso de informática para os usuários, que prontamente disponibilizou a SMTC e a servidora Tatiane Batista para que fosse iniciada a turma no mês de setembro.

Esta turma era composta por 4 mulheres usuários do CAPS e pertencentes ao grupo de mulheres e mais 2 outros usuários que demonstraram interesse em fazer o curso, que foram instigados a criar uma cartilha de plantas medicinais contendo origem, nome científico, modo de preparo e utilização.

Para finalização das atividades do grupo no ano, foi realizado uma confraternização e lançamento da cartilha, onde um exemplar foi entregue para cada participante do grupo.