Etapa 2013 do Programa Primeiro Emprego é lançada

Esse Programa é realizado pelo Governo Municipal em conjunto com o Senac e com o apoio da ACIGI

Na manhã da sexta-feira, 30 de agosto, o Prefeito Municipal Fabiam Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges e o Secretário de Trabalho e Cidadania, Cláudio Amaral, juntamente com a Coordenadora dos Cursos de Aprendizagem do Senac Santa Rosa, Mônica Krapp, realizaram o lançamento do Programa Primeiro Emprego, etapa 2013/II. Esse Programa é realizado pelo Governo Municipal em conjunto com o Senac e com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Giruá - ACIGI.

O Programa Primeiro Emprego foi criado em 2010 e lançado oficialmente na presença do então Ministro do Trabalho Carlos Lupi, que veio a Giruá conhecer a estratégia de inserção de jovens no mercado de trabalho através da parceria público-privado.

Nas duas primeiras edições, Governo Municipal e ACIGI eram os responsáveis pelo Programa, e na 3ª e 4ª edições, a parceria foi fortalecida com a chegada do Senac (Santa Rosa), que também desenvolvia a mesma estratégia de inserção de jovens ao mercado de trabalho através do Jovem Aprendiz. Através deste processo articulado, foram somadas as possibilidades de cada ente e, hoje, Giruá está na vanguarda dos processos de intermediação de mão-de-obra aos jovens, o que já garantiu oportunidade ao primeiro emprego a centenas de pessoas.

A etapa lançada na última sexta-feira, então, é a 5ª etapa do Programa Primeiro Emprego, realizada em conjunto com o Senac e com o apoio da ACIGI. Serão 25 vagas oferecidas e as inscrições estão abertas até o dia 16 de setembro, podem participar jovens com mais de 16 anos que estão em busca do primeiro emprego. Estes jovens receberão treinamento em sala de aula durante 5 meses e, depois deste período, estarão aptos a ingressarem nas empresas que demonstraram interesse em participar do Programa.

Considerando as 5 etapas do Programa, já são aproximadamente 300 os jovens giruaenses inseridos no mercado de trabalho. É louvável o esforço das empresas para abrir espaços aos jovens aprendizes e garantir-lhes uma digna oportunidade de trabalho. Do mesmo modo, o Governo Municipal agradece a renovação dos votos de confiança do Senac, em acoplar a sua politica de inserção dos jovens à estratégia do Município, unindo o Jovem Aprendiz ao Primeiro Emprego, e com isso potencializando as ações em prol dos jovens de Giruá.