Cursos do Programa Escola de Emprego iniciaram na segunda

Desde 2013, em torno de 62 cursos já foram ofertados pela SMTC.

Cursos do Programa Escola de Emprego iniciaram na segunda

Iniciaram-se ontem, segunda-feira (25), os cursos da etapa 2016-I do programa Escola de Emprego, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania (SMTC). Durante a tarde, o Secretário Cláudio Amaral realizou a abertura das turmas de Primeiro Emprego, Informática Fundamental Compacta para Adolescente e Técnicas de Vendas. À noite, o Prefeito Fabiam Thomas esteve presente para a primeira aula do curso de Dicção, Desinibição e Oratória.

Desde 2013, em torno de 62 cursos já foram ofertados pela SMTC, totalizando mais de 1200 vagas para giruaenses e moradores da região que buscam qualificação profissional. O destaque do ano passado foi a participação de 40 alunos com mais de 50 anos, e 90 membros do Grupo Conviver e do Grupo Girassol.

Este ano está previsto a abertura de 18 turmas, em 10 diferentes cursos, para incluir e assegurar a formação de 450 cidadãos. Destaca-se o curso de Informática Compacta destinado a jovens de 10 a 15 anos. Assim, terão a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para uma melhor condição no mercado de trabalho.

O Secretário Cláudio do Amaral, em sua fala aos alunos, ressaltou a importância da perseverança até o final do curso. “Foram recortados cerca de 60 mil reais para a realização destes cursos, que poderiam ter sido investidos no transporte, na saúde, em outro lugar. Portanto, aproveitem essa oportunidade única e permaneçam até o fim do curso.”

Também foi lembrada a assistência que é prestada pela Secretaria para alunos que tenham dificuldades externas para a conclusão e aproveitamento do curso. Os estudantes foram direcionados a procurar pelos professores em qualquer momento necessário, podendo solicitar por ajuda psicológica, da assistente social ou até de algum profissional da saúde.

O Prefeito Fabiam Thomas destaca a importância do investimento em qualificação dos cidadãos giruaenses. Além da formação, as pessoas recebem atendimento personalizado nesta área (intermediação do emprego), além de outros serviços a disposição no local.

Segundo ele, a criação da Escola de Emprego e da própria Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania demonstra claramente a iniciativa do Governo Municipal em promover cada vez mais oportunidades para que os giruaenses possam conquistar seu espaço no mercado de trabalho ou mesmo viabilizar melhores condições ou promoções para quem já está empregado. “Existia um clamor em Giruá, no sentido de aproximar os cursos de qualificação da população, dentro de uma estrutura que também induzisse favoravelmente a isso. Ao longo dos anos, foram mais de uma centena de formaturas e isso nos orgulha sobremaneira.”