Executivo Municipal acolhe novos profissionais médicos


     O prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, acompanhado da secretária de Saúde, Simone Bonfanti, realizou, na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, o acolhimento de novos profissionais médicos, com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e fortalecer a regulação de média e alta complexidade, além de anunciar a implantação de um terceiro turno do atendimento médico.


     O doutor Anderson Desbessel Corrêa passa a integrar a equipe médica do município, atuando de forma volante junto às Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Leimann e Santo Antônio — este último com atendimento exclusivo para moradores da área rural. Já a doutora Jéssica Nedel assume, a partir desta data, a coordenação do núcleo de regulação de média e alta complexidade das especialidades organizadas pelo Gercon e disponibilizadas pelo Estado.


    Com o acompanhamento de um profissional médico especializado, o município avança na qualificação e agilidade da liberação de pacientes na fila de espera, resultando em um fluxo mais dinâmico e na integração entre os atendimentos das ESFs e as demandas da Secretaria Municipal de Saúde. A doutora Jéssica também passou recentemente a integrar a Comissão Médica de Implantação de Protocolos Clínicos, cujo objetivo é qualificar ainda mais a rotina dos atendimentos, por meio da modernização e da incorporação de tecnologias digitais. Isso permitirá o acesso remoto aos dados dos pacientes por diversos especialistas clínicos, por meio do TelesaúdeRS, viabilizando a troca de experiências com profissionais de grandes centros urbanos, como Porto Alegre.


    Outra importante novidade anunciada pelo prefeito Dari Taborda, que deve se concretizar em breve, é a implantação do Terceiro Turno no atendimento médico. A proposta é oferecer atendimentos das 18h às 21h, de segunda a sexta-feira. A medida busca atender, de forma exclusiva, pessoas que trabalham durante o dia, oferecendo uma alternativa para consultas médicas, o que pode fazer toda a diferença na resolutividade de enfermidades, prevenção de doenças e garantia de bem-estar e qualidade de vida para a população.