Giruá tem 5 casos ativos de Dengue confirmados

Na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o vice-prefeito, Dari Paulo Prestes Taborda, reuniu-se com a secretária de Saúde, Atiene Correa Duarte e a enfermeira de Vigilância em Saúde, Fernanda Giaretta, tratando sobre as ações de combate à Dengue, momento em que o município de Giruá está com 5 casos ativos de Dengue confirmados.

Nas condições climáticas atuais, com chuvas e temperaturas altas, amplia-se o pedido para que a população fique ainda mais atenta ao combate dos locais próprios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da doença. Para amenizar a proliferação do vetor, algumas medidas são essenciais, como: eliminar os criadouros do inseto, ou seja, não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, retirar “pratinhos” dos vasos das plantas, manter o lixo fechado e sempre deixar garrafas e outros recipientes virados para baixo.

O trabalho de combate ao Aedes Egypti em Giruá, conta com a ação de 7 agentes comunitários de Endemia atuantes no momento, que fazem a orientação diretamente para proprietários de residências e empresas e ao identificar focos, realizam a dedetização dos locais.

O período de incubação após a picada do mosquito contaminado é de 7 a 10 dias, por isso, a importância de a pessoa ficar atenta aos sinais e sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta para redobrar o cuidado com os idosos, especialmente pelo alto nível de desidratação em caso de ser contaminado pela doença. Em caso de suspeita, procure uma das unidades básicas de saúde.