Inaugurada as novas instalações da Farmácia Central

O Governo Municipal com o intuito de levar mais saúde para a comunidade giruaense, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 03 de janeiro, as novas instalações da Farmácia Central, espaço utilizado no atendimento e  fornecimento de medicamentos especializados e de componentes básicos para a população.

Conforme o prefeito Ruben Weimer, as novas instalações visam dar agilidade no atendimento, melhor acolher e atender as demandas da comunidade giruaense, contribuindo desta forma com a recuperação e preservação da saúde dos munícipes. Os recursos para a nova infraestrutura foram conquistados através do “Programa de Financiamento Farmácia Cuidar+”, um programa de transferência de recursos destinado aos municípios do estado do Rio Grande do Sul, iniciado em 2021. O município de Giruá, recebeu o quantitativo de R$ 100 mil, sendo o valor distribuído e investido na restruturação de sua infraestrutura e melhoria dos serviços, visando ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos clínicos na farmácia do município.

Atualmente são ofertados cerca de 122 tipos de medicamentos via farmácia Básica, além de fraldas, aparelhos glicosímetros, fitas reativas para verificar glicose, seringas para insulinas e lancetas, todos materiais necessários para atendimento do paciente diabético. Além disso, a Farmácia Básica fornece os medicamentos Especializados, fornecidos pelo Governo Estadual, para pacientes que possuem processo judicial ou administrativo. Em sua manifestação a secretária de Saúde, Atiene Correa Duarte, destacou que mensalmente são atendidos cerca de 700 pacientes e que o município de Giruá, através da Farmácia Central, dispõe de todos os medicamentos obrigatórios para atender a população giruaense.

Participaram do ato oficial o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, a presidente do Legislativo giruaense, vereadora, Denise Weber, vereador, Sadi Ramborger, o coordenador Regional da Agricultura, Airton Beutinger, demais integrantes da equipe de governo, além de populares.