SACOLA SAUDÁVEL NO PROJETO VIVA LEVE

SACOLA SAUDÁVEL NO PROJETO VIVA LEVE

O projeto Viva Leve, dentre as várias ações executadas, que dialogam com a prevenção, saúde e qualidade de vida, neste ano lançou mais um desafio aos participantes. A Sacola Saudável objetiva levar informações até a casa dos participantes e desafiá-los a promover hábitos saudáveis como alimentação e lazer ativo, envolvendo familiares, amigos e vizinhos, além de auxiliar os participantes no cumprimento das metas relacionadas à saúde e qualidade de vida por eles traçadas  para o ano de 2015.

A “Sacola Saudável” é um na verdade um kit entregue aos integrantes do grupo, contendo  material para leitura e dois cadernos para registros: caderno “Lazer + Ativo, Vida + Saudável, e o caderno “Receitas Saudáveis”. Ao levar a Sacola para casa, cada participante deverá preparar a receita de um prato saudável e compartilhar com a família, amigos ou vizinhos, registrando tudo no caderno de “Receitas Saudáveis”. Também, deverá mobilizar grupo de amigos, familiares ou vizinhos para realizar um momento de lazer ativo com caminhada, jogo de bola, passeio a pé, andar de bicicleta, dança ou outros. Essa atividade deverá ser registrada no caderno “Lazer + ativo, Vida + saudável”.

Além desses registros, os participantes terão acesso a um material informativo para leitura sobre saúde e qualidade de vida e deixarão a sua marca na sacola.

Cada participante permanece com a sacola durante 5 dias, e nas reuniões educativas será disponibilizado um espaço para relato dos participantes de como foi levar a “Sacola Saudável” no sentido de disseminar  os hábitos saudáveis no dia a dia tendo em vista a busca pela qualidade de vida e a manutenção da saúde.

Ao final desse ano será possível visualizar a produção geral dos participantes através dos registros, relatos e da avaliação final.

Esta iniciativa surgiu do amadurecimento das ações do projeto Viva Leve, que desde o ano de 2009 passou a ser reavaliado e foi tomando um formato diferente, no sentido de diversificar e qualificar as ações, com foco no bem estar e na qualidade de vida dos participantes.