Setembro Amarelo, campanha: Se precisar peça ajuda!

Seja parte dessa mudança. Promova a conversa sobre a prevenção do suicídio.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abraça anualmente a campanha do Setembro Amarelo, que simboliza o mês dedicado à campanha mundial de prevenção ao suicídio. Na tarde da última quinta-feira, 14 de setembro, a SMS promoveu um “buzinaço”, que concentrou-se na Praça Tenente Aládio Ferreira, onde reuniram-se autoridades, profissionais de saúde e usuários dos serviços ofertados no Centro de Atenção Psicossocial - local destinado ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

A campanha, de conscientização mundial, aborda de diferentes maneiras esse assunto delicado que afeta inúmeras pessoas todos os anos. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.

Conforme a secretária de Saúde, Atiene Duarte, é muito importante que as pessoas participem do movimento. “Mais do que simplesmente iluminar locais públicos ou chamar a atenção com ações de impacto, entendemos que o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento”, destacou. Em 2023, no 9º ano da Campanha, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas para lembrar a importância de oferecer acolhimento, um olhar compreensivo e não julgador, colocar-se à disposição para conversar amigavelmente com quem pede ajuda ou demonstra precisar de ajuda ao nosso lado. Além do grande público que reuniu-se para as diferentes atividades de conscientização na praça, o evento contou com a presença do prefeito Ruben Weimer e do vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda.