Agosto Dourado 2023: o melhor alimento para o bebê é o leite materno

A Secretaria Municipal de Saúde abraça anualmente a campanha do Agosto Dourado, que simboliza o movimento pelo incentivo e promoção à amamentação, realizando diversas atividades – lúdicas, práticas e teóricas – visando aprimorar os conhecimentos sobre amamentação, propagando a empatia, qualidade de vida e condições às puérperas, além de rede de apoio.

O leite materno, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os 2 anos do bebê.

Neste mês, a campanha Agosto Dourado reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê (com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios).

Veja os benefícios da amamentação:

13% menos chances de sobrepeso/obesidade;

35% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2;

bebês que recebem leite materno adquirem componentes que os protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas e, também, apresentam melhor desempenho escolar.

Na última sexta-feira, 18 de agosto, a equipe da ESF Santa Rita, promoveu um encontro com as gestantes, puérperas e acompanhantes, alusivo ao Agosto Dourado. Durante o encontro, a equipe explanou sobre os principais desafios da amamentação, através de uma roda de conversa e de uma dinâmica sobre "mitos e verdades sobre amamentação". A equipe também proporcionou um lanche coletivo, sorteio de brindes e entrega de uma lembrancinha para os presentes. As gestantes usuárias da unidade marcaram forte presença no evento, apesar do dia chuvoso, demonstrando o interesse nesse tema tão relevante para a saúde pública.