Centros de Atenção Psicossocial realizam primeiro encontro macrorregional


 

 

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, drogas e outras substâncias ilícitas, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

 

Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como: psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

 

Em Giruá, o Caps é coordenado por uma equipe de profissionais, que em conjunto, proporcionam acolhimento e cuidados aos usuários desse serviço tão importante no processo de reabilitação social. Na última semana, o coordenador João Carvalho e o técnico de enfermagem, Carlos A. Costa, participaram do Primeiro Encontro Macrorregional de Caps, que aconteceu em Entre- Ijuís e contou com a participação dos Caps de, pelo menos, quatro Coordenadorias Regionais de Saúde: 9ª Crs, 12ª Crs, 14ª Crs, e 17ª Crs. No encontro foram debatidos assuntos sobre o cuidado com os pacientes de Caps, interação com os familiares, grupos terapêuticos, internações hospitalares, internações em comunidades terapêuticas, composições das equipes multidisciplinares, cuidados com as medicações e visitas domiciliares.